11 marcas que sobreviveram à falência

Atualmente, é comum ler sobre empresas e marcas que estão em ascensão ou declínio. Com um mercado tão competitivo e saturado, há pouco espaço e tolerância para erros. Às vezes, uma campanha ou decisão errada pode colocar a empresa em apuros, e até mesmo levá-la à falência.

Mas e as companhias que acabaram ressurgindo? Nesta matéria, iremos contar a história de grandes marcas e pessoas que se recusaram a ouvir sua sentença de morte e conseguiram retomar, igualar ou até sobrepor sua antiga glória.

1. Converse
Fundada em 1908
Screen Shot 2015-08-11 at 2.54.26 PM
A converse dominou o mercado de esportes desde a sua criação, no início do século 20, até a década de 1970. No entanto, com a ascensão da Nike e Adidas, a Converse começou a cair, tendo declaração de falência em 2001. Em 2003, a Nike comprou a Converse mudando o foco de esportes para estilo, começando assim um renascimento que fez com que a empresa obtivesse receitas anuais que atingem US $1.7 bilhões.

2. Donald Trump
Screen Shot 2015-08-11 at 2.55.39 PM
Após o sucesso da Trump Tower em meados dos anos 80, Donald Trump parecia ser uma pessoa inabalável. Mas este pensamento foi equivocado e comprovado com a primeira falência de seus empreendimentos no início dos anos 90, com uma dívida de aproximadamente US $2 bilhões. E foi cedendo suas participações em investimentos e desenvolvendo projetos de abrangência social que Trump conseguiu dar a volta por cima de não só uma, mas quatro falências.

3. Jaguar
Fundada em 1922
Screen Shot 2015-08-11 at 2.56.13 PM
Um carro clássico britânico, a Jaguar foi comprada pela Ford em 1990, que investiu bilhões na marca, mas nunca teve um lucro em sua propriedade da empresa em 18 anos. A Ford vendeu a Jaguar (e Land Rover) para a indiana Tata Motors, em 2008, por US $2,3 bilhões. Em 2013, a Jaguar duplicou suas vendas globais para 76,668. A mudança de estilo e a campanha “Is good to be bad” ajudaram o ressurgimento da marca.

4. Walt Disney
Screen Shot 2015-08-11 at 2.56.58 PM
Após ser demitido de seu trabalho em um jornal por sua “falta de imaginação e boas ideias” , Walt Disney saiu do seu emprego, em 1921, e se juntou ao seu irmão Roy e o amigo Ubiwerks para fundar uma produtora, a Laugh-O-Gram que criava animações de contos de fadas. Os desenhos do trio começaram a ser exibidos nos cinemas do Kansas antes das sessões de filmes. Durante um período, o estúdio fechou um acordo com uma distribuidora de Nova Iorque que apenas pagava pelas animações seis meses depois de recebê-las, e foi nessa época que Disney viu seus negócios indo à falência. Foi em 1923, após fazer uma animação de higiene bucal para um dentista da região, que Walt Disney conseguiu dinheiro suficiente para levar sua produtora para Holywood. Lá, o estúdio fechou um contrato com a Universal Studios, que passou a comprar e exibir as animações do trio.

5. Polaroid
Fundada em 1937

Screen Shot 2015-08-11 at 2.57.20 PM

Popular nos anos 70 e 80, a Polaroid morreu junto com a criação das câmeras digitais. A marca cessou a produção em 2007 e entrou em falência no ano seguinte. Voltou a produzir em 2010, pois se tornou popular entre os hipsters e com os descolados selfie takers.

6. H.J Heinz
Screen Shot 2015-08-11 at 2.57.47 PM
Aos 25 anos, Henry John Heinz e Clarence Noble fundaram a empresa Heinz & Noble, em 1869, para vender conservas de repolho, em potes transparentes, preparadas pela mãe de Heinz. Em 1870, eles já fabricavam mostarda e pouco tempo depois picles e vinagres. Apesar do sucesso nas vendas, em 1875 a empresa foi à falência devido ao excesso de produção. A salvação da empresa aconteceu em 1876, quando Henry acreditou ser possível vender ketchup em larga escala. E através do Slogan “Blessed relief for mother and other women in the household!” que fez com que as donas de https://www.acheterviagrafr24.com/viagra-pas-cher/ casa americanas se convencessem pela comodidade do molho já preparado.

7. LEGO
Fundada em 1949
Screen Shot 2015-08-11 at 2.58.11 PM
Foi em 2003 que os problemas da LEGO começaram quando a empresa sofreu uma queda de 35% das vendas nos Estados Unidos e uma perda de 29% em todo o mundo. Porém, um ano depois, a marca foi reanimada pelo novo CEO Jorge Vig Knudstorp, assumindo contratos lucrativos com Star Wars e Toy Story.

8. George Foreman
Screen Shot 2015-08-11 at 3.00.35 PM
O ex-campeão mundial dos pesos-pesados ganhou muitos milhões de dólares, porém o boxeador não soube administrar bem seus ganhos e faliu. Anos depois, Foreman entrou no mercado das grelhas, o que fez com que o ex-boxeador recuperasse grande parte de seu dinheiro rendendo uma fortuna de 300 milhões de dólares.

9. Domino’s
Fundada em 1960
Screen Shot 2015-08-11 at 3.01.54 PM
A empresa criada por dois irmãos, originalmente chamada DomiNicks era conhecida durante a década de 1980 pela sua garantia de entrega em 30 minutos. No entanto, após um motoboy avançar o sinal vermelho e atingir uma mulher, a garantia parou. Conhecida pela velocidade, não pela qualidade, a Domino’s viu uma luta na década de 2000. A reformulação da marca foi feita em 2009 com uma inteligente estratégia de marketing online.

10. Milton Hershey
Screen Shot 2015-08-11 at 3.14.43 PM
Milton Hershey sempre soube que tinha dom para fazer doces, ainda mais depois de passar quatro anos como aprendiz em uma loja de doces antes de abrir a sua própria na Filadélfia, em 1876. Seis anos depois da abertura de sua loja, Hershey a viu em falência, o que o fez voltar para sua casa na Pensilvânia, onde foi o pioneiro no uso de leite fresco em produções de caramelo e fundou a Lancaster Caramel Company. Em 1900, Hershey vendeu sua empresa de caramelo por US $1 milhão para que pudesse se concentrar e aperfeiçoar uma fórmula de chocolate ao leite. E, em 1900, encontrou a receita perfeita que o tornou um dos nomes mais conhecidos no mundo dos chocólatras.

11. Nintendo
Fundada em 1974
Screen Shot 2015-08-11 at 3.03.43 PM
A Nintendo lançou seu Gameboy em 1981 e dominou o mercado de jogos na década de 1990, antes do lançamento do PlayStation da Sony e do Xbox, da Microsoft, que causaram um declínio rápido para a marca. A empresa deu a volta por cima trazendo o N64, em seguida o Nintendo DS e o Nintendo Wii – o ultimo vendendo mais de 100 milhões de unidades.

Posts Relacionados