15 inovações para 2015

Você quer saber aonde os consumidores estão indo? Pare de lhes perguntar e comece a olhar para inovações revolucionárias.

Todo CEO, empresário, designer de produto, profissional de marketing e comunicação quer saber para onde os consumidores estão olhando. A maioria sabe que a resposta típica para este problema, a pesquisa de mercado, já não é mais 100% válida. Perguntar aos clientes o que eles querem é limitante, na melhor das hipóteses, e enganadora, na pior.

Mesmo na área de hoje do consumidor acelerado, você pode saber o que eles vão começar a querer, analisando as ideias-chave das inovações revolucionárias que já estão envolvendo os clientes. São elas que mudarão o que se espera de outras marcas e empresas.

Uma vez criadas, as novas expectativas vão se espalhar pela área do consumidor até a sua porta. Se você pode vê-las chegando, pode inovar para seu público e, desta forma, ganhar o cliente.

Uma inovação, um novo produto, serviço, campanha ou modelo de negócio não é uma tendência e pode tanto ter sucesso quanto falhar. Não há garantias de que essas inovações estarão na mente de todos e mudando o mundo em 2016. Mas as expectativas em relação a elas criam as tendências e, nos próximos anos, vão acelerar.

1.Durex – A marca de preservativos responde os usuários do Twitter com o coração partido.

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Agora, os consumidores esperam ligações relevantes ao contexto brincalhão e entregue de forma inovadora. Em março de 2015, a Durex França revelou o #LoveBot: um robô no Twitter feito para gerar respostas automatizadas aos tweets das pessoas. Sempre que um usuário do Twitter publicava um tweet com o emoticon de coração partido ?, o bot iria responder, combinando o indivíduo com outro usuário com o coração partido. O Lovebot enviava aos dois usuários um tweet sugerindo que eles se conectassem.

Então, como a sua marca pode atender as expectativas em torno de conexão social nos próximos meses ?

2.Hotel Banks Antwerp – Os hóspedes têm acesso a uma roupa em um “minibar” no quarto. 

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Os clientes irão abraçar marcas e serviços que incorporam o acesso ao novo, os produtos mais interessantes ou úteis. Em maio de 2015, o Hotel Banks Antwerp revelou o Mini Fashion Bar: uma parceria criada junto à marca de moda francesa Pimkie. Cada quarto foi abastecido com uma gama de vestuário e acessórios, escolhidos de acordo com o clima e atividades na área local. Os hóspedes podiam utilizar as roupas do fashion bar e comprá-las no check-out. Caso não tivesse o tamanho do hóspede, uma concierge buscaria novos tamanhos ou novas peças. A Pimkie está planejando lançar este conceito em diversos hotéis na Europa incluindo, Paris, Londres, Berlim e Milão.

3. Grupo de Hospitais Asiri – Bilhetes de onibus que ajudam a previnir a propagação de germes.
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As expectativas de que as marcas e outras organizações irão inovar para resolver problemas comuns e serão aplicados até nos mais gerais dos serviços e objetos físicos. Em maio de 2015, o grupo de Hospitais Asiri, um dos maiores provedores de saúde do Sri Lanka, criou bilhetes de ônibus de sabão. Rolos de bilhetes especiais foram desenvolvidos usando papel com infusão de sabão, permitindo que os passageiros usem seus bilhetes descartáveis de ônibus para lavar as mãos e se proteger de germes.

4. Amazon – Nova loja vende produtos em mais de 200 startups.
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Em julho de 2015, a Amazon anunciou a Amazon Launchpad: a nova vitrine que agrega e vende produtos de startups e projetos de crowdfunding. A Launchpad desenha produtos a partir de plataformas de crowdfunding, 25 empresas de capital de risco e aceleradores de inicialização, e também oferece assistência para startups para comercializar e distribuir os seus produtos através da rede global da Amazon.

5. Smile Suggest
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Nós continuamos vendo a evolução das tecnologias que permitem interações intuitivas. E um exemplo disso é o de Abril de 2015, o Smile Suggest do Google Chrome, que rastreia os movimentos faciais usando uma webcam que produzem sorrisos, e dá ao espectador a opção de compartilhar via e-mail ou mídia social.

6.Uber – Serviço de táxi grátis por 24 horas em Lagos.
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O acesso a um cérebro global de idéias compartilhadas, informações, cultura e marcas, significa que as expectativas de todos os consumidores estão elevadas como os de Londres, Xangai ou Rio. Em Julho de 2015, a Uber comemorou um ano de sucesso em Lagos, Nigéria, oferecendo passeios gratuitos a todos os passageiros durante 24 horas. A oferta foi aberta para os clientes existentes e novos, e cada cliente limitou-se a dois passeios gratuitos.  Você está servindo a seus clientes de mercados emergentes a mesma quantidade como aqueles em seus mercados estabelecidos ?

7. Stefan’s Head – Vestuário exclusivo disponível apenas para clientes controlados via SMS.
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Os consumidores irão sempre procurar o escasso e o exclusivo. Agora, novos modelos de negócios habilitados por digital vão ver essa busca milenar tomar novas formas. Lançado nos EUA em março de 2015, o Stefan’s Head é uma marca de moda que opera apenas através de SMS. Para comprar roupas de edição limitada da marca, os clientes devem enviar um SMS para um número de celular, e em seguida receber uma resposta pedindo detalhes de suas contas de mídia social, a fim de ser controlado pela empresa. Aqueles que são considerados dignos, receberão um SMS com links para a compra de produtos a cada, poucas, semanas com o site salvando automaticamente informações do cartão de crédito.
Como você pode alavancar plataformas sociais e dispositivos móveis para criar novos tipos de exclusividade ?

8. Paribus – Garantia de preço pós-compra.
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Lançado nos EUA em Maio de 2015, o Paribus é um plugin automatizado que se conecta ao e-mail dos usuários, verifica seus recibos de compra online e reivindicações de reajuste de preços arquivados em seu nome sempre que vir uma oportunidade. Os usuários podem se inscrever através da sua caixa de correio, o Paribus funciona com a maioria dos provedores de e-mail, e o plugin lhes permite reivindicar o dinheiro de volta a partir de vários varejistas. O plugin e faixas de preço correspondem a 20 e-tailers incluindo a Amazon, Best Buy, Walmart, Target e Macy’s, tendo uma comissão de 25% sobre todas as economias garantidas.

9. Cerveja Feminista – A Cerveja Feminista abre diálogo sobre a publicidade sexista.
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O movimento pela emancipação da mulher continua inspirando novas campanhas, produtos e serviços.Em março de 2015, um grupo brasileiro de criativos de publicidade lançou uma Ale Ambar batizada de Cerveja Feminista. Criado para incentivar a indústria da publicidade para discutir como as mulheres são retratadas na propaganda da cerveja e da falta de diretores de arte do sexo feminino no Brasil, o rótulo contou com o símbolo para a igualdade de gênero. As mulheres que criaram o rótulo também fundaram um grupo ativista chamado 65|10 – o nome foi inspirado por dois fatos: 65% das mulheres brasileiras não se sentem representadas em anúncios e apenas 10% de criativos nas agências de publicidade no Brasil são mulheres.

10. Transavia – Linha aérea torna doces e salgadinhos em passagens aéreas.
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Em abril de 2015, a companhia aérea Transavia criou pacotes premiados de batatas, doces e cereais que poderiam ser bilhetes para um voo da Transavia. Os produtos foram vendidos nas lojas Carefour, e em máquinas da Selecta em duas estações de metrô e em um cinema Mk2 em Paris. Os clientes que compravam os produtos poderiam usar um código impresso no pacote para garantir um voo para Barcelona, Lisboa ou Dublin.

11. HP – Marca pede aos clientes para imprimir cartazes de pessoas desaparecidas.
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O aumento das expectativas de engajamento da marca em problemas sociais e o aumento das expectativas de participação do cliente são duas tendências épicas que continuam a evoluir, e, neste caso, combinar.
Em maio de 2015 a HP, em parceria com a ONG brasileira Mães da Sé para alavancar as impressoras de propriedade privada e facilmente disseminar informações sobre pessoas desaparecidas. A tecnologia HP ePrint significa que as impressoras domésticas e de escritório podem imprimir e-mails que são enviados diretamente para eles. A impressão para ajudar o projeto ajudou usar esse recurso por ter todas as impressoras privadas inscritas para imprimir automaticamente folhetos de pessoas desaparecidas perto de sua localização.

12. Meitu M4 – Celular permite que os usuários melhorem suas selfies.
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A busca incessante para o status está combinando com crescentes expectativas de resultados sem esforço. O App de retoque de foto chinês Meitu Xiuxiu, desenvolvido pela Meitu, é um dos mais populares na China, com mais de 980 milhões de downloads em todo o mundo. Em abril de 2015, a empresa lançou o seu mais recente smartphone, o M4. As funções do telephone estão focados em ajudar os usuários a tirar melhores selfies, incluindo uma câmera frontal de 13 megapixels e um conjunto pré instalado de aplicações de melhoramento de imagem, como uma função que parece que a pele é mais suave.

13. Topshop – Outdoors exibem as tendências da London Fashion Week em tempo real.
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Informações em tempo real estão melhorando a experiência do cliente de inúmeras formas. E isso deve ser alimento para o pensamento de qualquer varejista, comerciante ou inovador digital. Durante a semana de moda de Londres, em fevereiro de 2015, a marca britânica TopShop, em parceria com o Twitter, permitiu que os clientes fizessem compras de tendências em tempo real. O Twitter procurava achar as tendências da passarela mais comentadas em sua rede, e usando a hashtag #catwalktrend’s, as tendências foram depois exibidas em outdoors digitais em seis cidades do Reino Unido, ao lado de produtos correspondente da Topshop. Os clientes também podiam enviar um tweet para a Topshop com uma hashtag com a tendência e receber uma resposta incluindo uma lista de produtos que combinavam.

14. Caesars Entertainment & WeChat
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Quartos de hotel controlados através do bate-papo móvel. Durante a CES em janeiro de 2015, o Caesars Entertainment em parceria com o WeChat mostraram como os hóspedes do LINQ Hotel & Casino em Las Vegas poderiam utilizar um app dentro do WeChat para ajustar a iluminação no quarto, o ar condicionado ou abrir as cortinas. O aplicativo podia ser baixado por digitalização do QR code colocado dentro da porta do quarto.

15. Christian Louboutin – Marca de sapatos de luxo estende a coleção Nude para atender mais tons de pele.

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Para prosperar em um mundo onde as expectativas são universais e os consumidores estão criando uma cultura e estilo de vida de sua própria escolha, as marcas devem parar de pensar um pouco sobre quem são os seus clientes ou quem poderia ser.
Em Junho de 2015, Christian Louboutin estendeu sua linha de sapatos nudes, sapatos destinados a combinar com a cor da pele do utilizador para se adequar mais aos tons de pele. Enquanto o original nude foi feito apenas em bege, a coleção estendida agora vem em uma série de cinco cores. Louboutin planeja adicionar mais dois tons em 2016.

Fonte: Trendwatching

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