5 fatos que ajudarão você a ganhar qualquer negociação

Um fator muito importante na atualidade é saber o que falar e em qual momento falar, principalmente no mundo dos negócios. O melhor negociador está armado com informações, apoiado pela pesquisa e reforçado por fatos e números. Quando você entra em uma negociação com as informações certas, você tem tudo para vencer. Quer saber qual é a informação certa? Vem dar uma olhada nas dicas que reunimos do contribuidor da Forbes, Neil Patel.

1. Conheça o seu resultado ideal.
O erro mais perigoso de uma negociação não é identificar o que você quer. Se você se prepara para nada, então você está preparado para perder tudo.
Faça um lista dos resultados que deseja, e os classifique em ordem de importância. Faça esta lista o mais específico possível, incluindo números e preços.
Você pode fazer a sua lista do tamanho que quiser, desde que você esteja ciente de que os itens no fim da lista não são tão importantes como os do topo da lista. Desta forma, você pode classificar suas prioridades e trabalhar estrategicamente para ganhar os mais importantes.

2. Saiba que a outra parte quer mais.
Não é o suficiente fazer apenas uma lista do que procura para si mesmo. Faça uma lista da outra parte também.
Muitas vezes, os negociadores vêm para a mesa com uma coisa em mente: O que eu quero. A negociação é cerca de duas partes (ou mais), e, portanto, é cerca de dois ou mais resultados desejados. Identifique o que está nele para a outra parte. Avaliar as suas grandes metas e determinar seus orçamentos, provavelmente um ponto de preço, e as coisas que eles podem estar dispostos a desistir.

3. Conheça sua desvantagem.
Cada um de nós tem alguma desvantagem que trazemos para a mesa de negociação. Estas poderiam ser injustiças sistêmicas como raça, gênero ou preconceitos culturais. Em outros casos, você pode estar trabalhando contra a desvantagem de financiamento, experiência, localização ou tamanho do negócio. Seja qual for sua desvantagem, compreenda-a e trabalhe nela.
Não procure compensar, a desvantagem não é uma fraqueza. É uma realidade das negociações que se constrói no processo de negociação.
Se você pode identificar a sua desvantagem antes da negociação, você constrói uma fortificação de auto-consciência e confiança.

4. Saiba o que você quer abrir mão.
A negociação é baseada em dar e receber. Se você quiser ter sucesso, vai ter que dar algo. Decida antecipadamente o que você quer dar.
Quando decidir de antemão o que quer doar, você cria um poderoso sentido de preparação. Você não pode ser intimidado em entregá-lo todo, porque já sabe o que é que você vai dar de presente. Não encare isso como “desistir”. Encare como um presente que está dando ao outro. Você está dando a eles algo que eles querem. De acordo com os seis princípios de influência, de Cialdini, este é o princípio de reciprocidade, que é o instinto natural das pessoas de retornar um favor. Você já está preparado para desistir de algo, um termo, um preço, um período de tempo de tempo, que seja. Então faça voluntariamente com um sentimento de boa vontade e prazer.
Essa tática é muitas vezes chamada de “expansão da torta”. Isso muda toda a sensação de uma negociação, em vez de ser uma luta a morte, a negociação se torna um processo interativo de reforçar o negócio.
A maioria das pessoas vão querer pagar o seu favor de alguma forma, esse “reembolso” poderá vir sob a forma de condições mais favoráveis.
Porém, preste atenção ao tempo. Se você lhes der algo muito cedo, vai parecer algo artificial, forçado. Se você fazê-lo tarde demais, você pode arruinar a sua chance de receber seu favor.

5. Conheça o preço de reserva.
É importante estabelecer limites em cada área da vida. Negociação é uma delas. A negociação pode chegar a um ponto em que você está feito, você não pode obter algo melhor, mas você não dá. Fugir de uma negociação não é uma perda, é uma vantagem estratégica. Você manteve o status quo, e também aprendeu muito sobre a outra parte, as informações que irão ajudá-lo com futuras negociações.

Conclusão
Pense na sua última negociação. Será que você tem os fatos corretos? Você não tem que saber tudo, embora mais seja melhor. Você simplesmente tem que saber as coisas certas. Uma simples preparação fará de você um negociador mestre. A negociação é uma arte praticada, quanto mais você fizer isso, melhor vai conseguir. No entanto, com apenas um pouco de prática e um monte de preparação, você será capaz de ganhar não só grandes, mas qualquer negociação.

 

Posts Relacionados