Apple pode virar empresa de telefonia móvel

A Apple pretende lançar um serviço de operadora de rede móvel virtual (MVNO, em inglês) nos EUA e na Europa, segundo o Business Insider.
Fontes próximas à Apple dizem que a empresa está testando um serviço de MVNO particular nos EUA, mas também está em negociações com empresas de telecomunicações na Europa, projetando levar o serviço para lá também. Uma MVNO é uma operadora de rede virtual que se beneficia de um espaço de empresas de tecnologia de locação de transportadores estabelecidos e vende para os clientes diretamente.

Veja como a MVNO da Apple irá funcionar:
Ao invés de pagar a sua operadora a cada mês, você vai pagar à Apple pelos dados, chamadas e mensagens de texto. Em seguida, a Apple lhe fornece tudo o que você tinha na sua operadora, no entanto, o SIM da Apple ainda permite que se alterne entre as operadoras para obter um serviço melhor.

Não há garantia de que o serviço da Apple será lançado além de uma fase de teste, e se acontecer, ele não virá tão cedo. Algumas fontes de telecomunicações dizem que a Apple tem uma meta de longo prazo com sua MVNO e pode demorar pelo menos cinco anos para lançar plenamente o serviço. Já faz alguns anos que a Apple tem mantido conversas com empresas de telecomunicações sobre seus planos de MVNO e essas fontes dizem que é um “segredo aberto” entre as companhias.

O Business Insider divulgou que a Apple estava testando um serviço chamado iCloud Voicemail, que irá transcrever automaticamente mensagens de voz usando a Siri. Faz sentido que a Apple queira assumir o controle de correio de voz antes de lançar o MVNO. Hoje as mensagens de voz são armazenadas com a operadora. Se for bem sucedida na utilização do serviço, os clientes não terão relações diretas com operadoras. Assim que a Apple lançar o iCloud Voicemail, não existirá mais esse problema e o usuário estará livre para se inscrever para a MVNO da Apple. Os rumores sobre uma possível MVNO não vem de hoje, a TechCrunch relata que a Apple registrou uma patente em 2006 para um serviço de MVNO. Desde então, está em processo para estender essa patente.

A Apple já sinalizou sua intenção de se tornar uma porta de entrada para as operadoras, quando lançou o SIM da Apple em 2014. Ele permitiu que os clientes alternassem entre as redes através do seu dispositivo usando um cartão SIM que poderia ligar para diversas operadoras diferentes. Por enquanto ele está disponível para o iPad 2 e iPad Air Mini 3, mas versões futuras do cartão SIM podem ser usadas para lançar um MVNO para iPhones da Apple. O Google já está testando sua própria MVNO. O “Projeto Fi” está disponível apenas para o smartphone Nexus 6 nos EUA, mas é um sinal de que a empresa de tecnologia vê uma MVNO como uma área potencial de expansão no futuro. Mas nem todos os MVNO são bem sucedidos. O Gigaom apontou que, em 2012, tanto a Disney quanto a ESPN tentaram lançar seus próprios serviços de MVNO, mas tiveram que fechá-los mais tarde.  A Apple negou que está trabalhando em um MVNO em um comunicado divulgado ao The Wall Street Journal e CNBC.

No entanto, se ouve muito que as reuniões tenham de fato ocorrido e a forte negação pode ter acontecido com o fim de apaziguar as operadoras preocupadas com a notícia dos planos de MVNO da Apple. É importante notar também que a Apple disse uma vez que não tinha nenhum plano para lançar um computador tablet e, anos depois, começaram a trabalhar no iPad.

Inspirações Relacionadas