Arco-íris das culturas

Já não é nenhuma novidade que as cores aplicadas em embalagens, logos, produtos e ambientes não são definidas de forma aleatória. Reflexos de onda de luz, sabe-se que as cores influenciam diretamente as pessoas provocando reações tanto racionais quanto psicológicas.

Não é à toa que diversos restaurantes utilizam a cor vermelha para nos atrair: “Quando exposto a uma luz vermelha por certo tempo, o ritmo cardíaco aumenta, a respiração se acelera, o metabolismo é impulsionado. Com isso, as secreções glandulares aumentam, daí a tendência a sentir fome.”

Por outro lado, aspectos de cultura e personalidade são fundamentais nas associações que fazemos. Enquanto os ocidentais se vestem de preto, os budistas utilizam vestimentas brancas em uma mesma situação de luto. Isso porque para uns a morte é marcada pela ausência de luz, e consequentemente o preto, enquanto para outros a morte é vista como um momento de paz e muita luz, daí o branco.

Nesse sentido, esse infográfico é muito interessante pois mostra um pouco sobre as diferenças culturais sob o aspecto das cores. Que cor simboliza o dinheiro para os chineses? Qual delas representa a raiva para os africanos?

É claro que algumas cores, justamente pelos seus efeitos comprovados cientificamente, apresentam associações universais: Paixão – vermelho; Maldade – preto. Mas se você estiver planejando atingir em cheio algum indivíduo de uma certa cultura, vale a pena dar uma olhadinha mais cuidadosa neste quadro.

Posts Relacionados