Bikes ultrapassam carros

Bicicletas ultrapassam automóveis novamente.  Em velocidade? Talvez um dia, mas estamos falando de atitudes conscientes , ecológicas e com design arrojadíssimo.

Enquanto nas grandes cidades cada vez mais pessoas passam horas presas e acaloradas dentro de seus seus automóveis, a bicicleta segue crescendo em adeptos e  aparece como meio de transporte alternativo viável, agradável e saudável.
A bicicleta da foto é uma delas.  Ela é a primeira bicicleta elétrica, dobrável e sem correias do mundo.  Desenvolvida em colaboração com o designer britânico Mark Sanders, o holandês especialista em bikes elétricas Han Goes, uma fornecedora de automotivos e uma distribuidora de serviços sul-coreanas, a Footloose (pés soltos) – como foi batizada – pode andar quase 30 km só com o motor, mas pode ir ainda  mais longe se você der uma forcinha pedalando. A bateria é recarregada a medida que você pedala ou freia.

Ao transformar diretamente eletricidade via alternador conectado à manivela da bike, a energia é gerada pelas pedaladas é armazenada em uma bateria de íons de lítio, que é usada para ativar o motor.

E mais: a troca marcha é automática! Footloose tem  sensores que monitoram o tipo de terreno e ajustam a energia do motor, quando necessário.
O preço ainda não foi divulgado, mas o lançamento da bike na Europa está previsto para o ano que vem. E ela ainda é levinha: pesa 21 kgs.

Entra na lista das “must have” em 2013, hein?

 

Posts Relacionados