Energia debaixo do tapete

É fato que nosso planeta passa por um processo crescente de degradação ambiental, mas também não podemos deixar de noticiar e notar o grande número de boas ideias que surgem, a cada dia, para salvá-lo.

A novidade agora é um tapete que gera energia elétrica a medida que recebe pisadas. Bem, agora imagine só os locais onde esse tapete poderia vir bem a calhar? Metrôs lotados, rampas de entrada de estádios, corredores de colégios e faculdades, pisos de casas de shows… entre outros. A ideia foi da empresa Pavegen, que já esteve no Brasil no TEDxRio, falando sobre sua tecnologia.

Toda vez que alguém pisa no tapete, a placa sofre uma leve depressão que é transformada em eletricidade, ou seja, converte energia cinética em energia elétrica. Essa mesma tecnologia, que foi usada no parque olímpico em Londres na época dos jogos, pode ser utilizada para sistemas elétricos de vias públicas como iluminação de postes, semáforos, entre outros ou ainda pode ser armazenada em baterias. Pode não ser uma solução para o apagão, mas é uma boa forma de economizar energia elétrica, não acham?

Inspirações Relacionadas