Moralidade. Humana ou animal?

FreedayZ

Empatia. Cooperação. Reciprocidade. Justiça.

Quais desses comportamentos e traços morais são inerentes exclusivamente aos seres humanos? Será que encontramos a capacidade de se colocar no lugar do outro ou o senso de justiça em animais?

Frans de Waal é um estudioso do comportamento social de primatas e outros mamíferos e mostra nesse brilhante video abaixo (em uma palestra para o TED – ideas worth spreading) um pouco do que ele encontrou em seus estudos.

Frans começa seu discurso contando que até alguns anos atrás, o foco dos estudos sobre os animais eram voltados para a agressão e competitividade desses seres. Mas em um certo momento, notou que os chimpanzés apresentavam algo muito curioso: se reconciliavam rapidamente após uma briga chegando a estender a mão para o outro mesmo após o desentendimento.

“Qual o sentido disso?” – ele se perguntou. E a partir de então, começou um estudo a respeito dos pilares da moralidade para entender como eles apareciam nesses animais.

Assistam a palestra completa abaixo. Apesar desses estudos com macacos chegarem cada vez mais até nós (quem nunca viu um vídeo desses?), o ponto de vista desse estudo e a forma de apresentação, vale a pena conferir!

🙂

“If you ask anyone, what is morality based on? These are the two factors that always come out: One is reciprocity … and a sense of fairness, and the other one is empathy and compassion.” (Frans de Waal)

Posts Relacionados