O Big Brother está de olho em você!

A ideia nem é nova. Na verdade, com o advento da banda larga no Brasil dá pra dizer que todo mundo já até pensou nela:  instalar uma webcam  em locais estratégicos e  ter acesso à imagens exclusivas, de casa ou do escritório.

Mas, enquanto você pensa as ideias acontecem. Foi assim que Cristian Aquino,  26 anos, criou o site Vejo ao Vivo, uma empresa que hoje tem 15 funcionários e mais de 170 câmeras espalhadas em mais de 20 cidades brasileiras. E olha que ele só queria acompanhar a situação do trânsito nas ruas de Joinville (SC) e o movimento nas praias da região!

As imagens são transmitidas em tempo real em www.vejoaovivo.com.br

Apps para iPhone e Android devem ser lançados até o início do ano que vem, segundo o sócio de Cristian, David Abuhab.

A meta é que haja webcams por todos os estados brasileiros até o final de 2013. Para isso, a aposta é em parcerias com pontos comerciais que aceitem as câmeras até mesmo com uma forma de reforçar a segurança do local.

Tal artifício já é usado pela força policial de diversas cidades, mas agora o cidadão comum teria acesso a elas.

A ideia é ajudar as pessoas a programar o seu dia, desde ver se tem engarrafamento na cidade ou ondas no mar. Outro exemplo de uso, cita Abuhab, é para aqueles dias de chuva mais forte, em que dá acompanhar melhor pelas imagens se certos pontos estão ou não alagados.

Chega de ouvir as mesmas manchetes dramáticas na TV! É só ver pelo iPhone se vale a pena sair ou não.

E vocês, o que acham disso? Em São Paulo é sabido que existem câmeras da prefeitura espalhadas por diversos pontos, até mesmo para combater a violência, acham realmente necessária essa iniciativa da personal webcam? Não vai invadir ainda mais nossa privacidade? Vale a reflexão.

E para quem deseja ver imagens ao vivo de cidades de outros países, fora o Google Earth esse site também é legal: www.earthcam.com 

Posts Relacionados