O tal do foco

Procrastinar, enrolar, adiar, evitar, fugir. Seja lá qual for o nome que você dá para isso, com certeza já o fez. Quem nunca procastinou que atire o primeiro device, seja ele um celular que toca a cada segundo com atualizações do Facebook, o apelo irresistível dos joguinhos do Ipad ou qualquer outra coisa que te impeça de finalmente terminar o que se propôs a fazer naquele momento.

Mas acredite, até a procrastinação tem uma explicação científica. E formas de ser controlada. É mais ou menos o que mostra este vídeo da AsapScience – “ A arte da procrastinação e como gerenciá-la”

Ele é bem didático e explicativo, mostra o quanto acabamos perdemos financeiramente com a tal enrolação e como nos viciamos mentalmente nela, procurando sempre o prazer antes do dever, como mamãe já nos alertava no tempo da escola e das famigeradas lições de casa.

Por isso é que ficar flanando na internet parece (e é) muito mais recompensador do que terminar aquele relatório. Tudo culpa da dopamina.

Já existem diversas técnicas para nos ajudar a driblar o vício da navegação online a esmo, uma delas é chamada de Técnica Pomodoro – http://www.pomodorotechnique.com/ que propõe aos dispersos uma recompensa ou distração liberada por 5 minutos a cada 25 trabalhados.

Pensando bem, a lógica é como a do adestramento de cães. Mas ao invés de biscoitinhos você ganha 5 minutos para compartilhar aquele meme.

Existe até um site de auto-chantagem, que trata de te lembrar tudo o que você vai perder, caso adie um pouco mais a tarefa que precisa realizar. – http://www aherk.com

É como um gerenciador de tempo. Uma espécie de governanta, um bedel online (esse termo é só para os iniciados.)

De qualquer forma é sempre bom ficarmos atentos a quantidade de tempo que utilizamos. Bem usado, podemos até nos dar ao luxo de uma salutar enrolaçãozinha, pero sin perder o foco, jamás, já que estímulos hoje em dia é que não faltam.

E você já desenvolveu técnicas para resistir à avalanche de tentações oferecidas pela web ou é caso d rehab?

Posts Relacionados