Retrospectiva web 2012

Ah, retrospectivas de final de ano! Quem nunca? Duvido que você já não tenha deixado e TV ligada sintonizada no Globo Repórter enquanto preparava a ceia de ano novo. A web, como a segunda mídia (rumo ao primeiro lugar) depois da TV também já entrou na onda.

O Facebook lançou esta semana um aplicativo que faz a retrospectiva da timeline de usuários por uma seleção de fotos. E agora o Google e o Twitter abriram suas métricas e mostraram ao mundo quais assuntos bombaram na web este ano.

Confira os destaques:

Lista do Google – Whitney Houston we have a problem. Assim como aconteceu na ocasião da morte de Micheal Jackson, em termos de repercussão, este ano não teve pra ninguém:  A morte da cantora americana Whitney Houston dominou o ranking de pesquisas do buscador mais utilizado no mundo em três categorias: pessoas, artistas e total de buscas. No ranking global, as outras duas posições no pódio ficaram para o fenômeno musical Gangnam Style, em segundo lugar, e ao Furacão Sandy, em terceiro.

Na lista de índices referentes especificamente à televisão, dois sucessos bem brasileiros conquistaram as primeiras posições: o BBB12 e a novela Avenida Brasil superaram programas americanos como Here Comes Honey Boo Boo, The Voice e as séries Game of Thrones e Homeland, que  ficaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugar. A última edição do BBB, aliás, bombou tanto na net que ocupa a 10ª posição no ranking geral das buscas feitas no Google em 2012.

Lista do Twitter – Confirmando a vocação noticiosa da plataforma, os assuntos mais comentados pelos usuários do microblog em 2012 foram a eleição presidencial americana, as Olimpíadas, o furacão Sandy e – adivinhem?  – A morte de Whitney Houston.

Só no dia em que os americanos foram às urnas e decidiram pela reeleição de Barack Obama, foram registrados 31 milhões de tweets sobre o tema. Durante os 16 dias de Olimpíadas, foram outros 150 milhões de tweets, com um pico de 116 mil posts por minuto durante o show de reunião das Spice Girls, na cerimônia de abertura do evento.

Se quiser confirmar outras posições do ranking, assista o vídeo abaixo. CLARO que tinha que ter um vídeo de retrospectiva, não é mesmo?

 

Inspirações Relacionadas