Revolução a um clique

O documentário abaixo começou a ser filmado há um ano, com pouquíssimos recursos, conseguidos através da produção de um evento cultural. A equipe técnica não recebeu salário e os equipamentos usados foram emprestados.

As imagens foram captadas na favela do Vidigal, Vila Autódromo, Providencia, passando pela zona portuária do Rio de Janeiro, e pelo Maracanã. Muitos moradores também deram depoimentos e a equipe  participou espontaneamente de reuniões, debates e conflitos.

Além disso, o video conta com entrevistas relevantes, como as do professor Carlos Vainer, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR / UFRJ), especialista em mega-eventos, e dos parlamentares Marcelo Freixo e Romário.

Durante este período, tanto equipe quanto entrevistados,  investigaram a origem e o destino real dos bilhões investidos no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro,  para a preparação para a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Fica muito claro que grande parte deste dinheiro virá de recursos públicos e servirá para enriquecer um grupo muito pequeno de empreiteiros, políticos, empresários e bancos envolvidos nestes mega eventos. O legado que será deixado para o povo brasileiro é, na verdade, muito pequeno.

E o pior de tudo, muitos membros da comunidade estão sendo ilegalmente despejadas de áreas de alto valor para o mercado imobiliário e outras formas de investimento, para distantes periferias urbanas que carecem de infra-estrutura e serviços, e são dominadas por milícia fortemente armadas e extremamente violentas.
Se você acha que pode fazer alguma coisa para mudar essa situação, mas não sabe por onde começar, pode colaborar com a equipe que criou este projeto.

O roteiro é aberto e todos podem mudar o final dessa história. Sua doação vai ajudar na produção e disseminação de informações, incentivando a participação das pessoas nas decisões sobre o seu futuro.

A equipe pretende exibir o documentário em ruas, praças, comunidades, viralizá-lo na internet e em qualquer outra mídia possível e imaginável.

Acesse:  http://catarse.me/pt/dominiopublico  para mais informações e para fazer diferença no seu país.

 

Inspirações Relacionadas