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3 maneiras de arruinar sua marca

Saber o que é preciso fazer para obter sucesso é tão importante quanto entender como evitar a ruína da marca.

Paul Jankowski, contribuidor da Forbes, falou no blog da revista sobre as três maneiras de arruinar uma marca. Inspirados no que ele disse, abordei os pontos levantados por ele.

1. Aposte nos estereótipos

Estereótipos são uma das maneiras mais fáceis de arruinar uma marca. Eles não representam o comportamento real de um grupo. Trata-se de uma ideia reducionista.

Alguns exemplos bem batidos é acreditar que os negros são sempre melhores atletas do que executivos. Ou que homens dirigem melhor que as mulheres. Ou também que as populações rurais são caipiras atrasados.

É possível pesquisar padrões baseados em experiências universais sem cair em estereótipos. Ao contrário, basear as suas decisões em estereótipos costuma ser uma maneira infalível de arruinar a sua marca.

2. Ignorar os valores e a cultura

A cultura e os valores são fundamentais e, muitas vezes, difíceis de mensurar.

Encontrar um elo comum entre grupos distintos é o primeiro passo para a compreensão de como eles pensam.

Qual é a semelhança entre negros, latinos, texanos? Você pode pensar na dependência de valores, como a fé (não necessariamente religião), comunidade e a família.

Ou seja, em vez de diferenciar é possível encontrar convergências.

Cultura e valores desempenham um papel significativo no modo como os consumidores reagem a certas mensagens. 

Logo, nunca se esqueça de incluir esses pensamentos em seus insights. Eles são cruciais para sua marca.

3. Não incluir estratégias criativas

Esta é uma das melhores maneiras de garantir o fracasso de sua marca. Garanta o lado criativo de sua equipe e tente recuperar o atraso com alguns elementos necessários para a desenvoltura desta área, como pensar na essência da marca, dar briefings criativos e trazê-los para a realidade.

Pode ter certeza que ao tornar suas ideias criativas, sua marca terá um retorno incrível.

Rosana Ameixieira

Rosana Ameixieira é CCO da Zero11, agência que fundou com seu sócio em 1991. Já criou e planejou para mais de 100 marcas do universo de educação, saúde, beleza, alimentos, franquia, pet, entre outros.

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