Comunicação

Como anda a experiência do seu consumidor?

Já falamos antes por aqui sobre Brand Persona e a comunicação que sua marca deve ter com ela, também escrevemos uma matéria sobre o funil de vendas e todo o processo que o consumidor passa, desde ouvir falar da sua marca pela primeira vez, até realmente se tornar um cliente. 

Mas existe uma forma de unir tudo isso e facilitar bastante esse processo. Estudar a experiência do usuário, o famoso UX, é importante para desenvolver soluções que fazem a diferença. Já escrevemos um artigo sobre introdução ao UX design, onde você pode entender melhor sobre o assunto.

A conclusão é sempre a mesma: se a experiência for boa e seu público se sentir confortável, você só tem a ganhar. Já se estiver sendo ruim, bem, vamos aproveitar a oportunidade de melhorar, não é mesmo? 

Um bom exemplo é quando focamos muitos esforços para deixar o site, página, newsletter com um design atraente, mas esquecemos de avaliar como o consumidor pensa, lida com a informação, escolhe, faz a compra e usa o produto. Por isso, é tão importante pesquisar e entender o comportamento do seu consumidor.

A experiência do usuário abrange todos os pontos de contato com a marca. Do site à loja, das redes sociais ao evento. 

Temos aqui três dicas para aplicar no marketing digital que fazem muita diferença na experiência do seu público:

Pense como o consumidor

As próprias redes sociais são um exemplo disso. Será que estou postando demais? A frequência da minha newsletter está muito alta? Meus posts estão difíceis de entender? As imagens estão carregadas de informação? Será que esse conteúdo tem engajamento? A linguagem está alinhada com o perfil do público?

Todas essas perguntas (e algumas outras) servem para “calibrar” o seu conteúdo de acordo com o que funciona para quem consome. Buscar o equilíbrio entre a funcionalidade e relevância é um ótimo caminho a seguir.

Crie conteúdos diversos para melhorar a experiência do usuário

Faça com que seu consumidor possa ter acesso a sua marca de diversas formas diferentes: vídeos, fotos, gifs, textos, etc. Crie conteúdos que chamem a atenção do seu cliente, onde quer que ele esteja.

Claro, continue sempre de olho nas métricas, aposte no que está dando certo e tente melhorar o que não está. 

Atenda seu cliente de forma personalizada, na medida do possível.

Quem é que não gosta de ser bem tratado? Faça um acompanhamento com seu cliente, seguindo as etapas do funil. Responda comentários sempre tratando pelo nome. Analise as etapas do funil, se alguém não foi até o final, mande uma mensagem para saber o que houve.

Mesmo quando a pessoa, de fato, chegou ao fundo do funil, já passaram alguns meses? Até um simples e-mail com alguma vantagem ou promoção pode fazer com que seu cliente se sinta especial e tenha vontade de retornar.

Torne sempre o seu “ambiente” (mesmo que virtual) o mais aconchegante o possível para o seu cliente. Quando a experiência é boa, mais provável de que o cliente volte e, quem sabe, não traga mais possíveis clientes com ele?

Gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre isso? Então siga a Zero11 e continue se aprofundando, somos especialistas em fazer as mensagens chegarem no alvo de forma criativa e estratégica há quase 30 anos.

Rosana Ameixieira

Rosana Ameixieira é CCO da Zero11, agência que fundou com seu sócio em 1991. Já criou e planejou para mais de 100 marcas do universo de educação, saúde, beleza, alimentos, franquia, pet, entre outros.

Postagens recentes

Omnichannel: não mais só físico, mas longe de ser exclusivamente digital

O avanço do comércio eletrônico não dispensa um bom trabalho de ponto de venda para…

1 mês atrás

Por que o SEO pode trazer vantagens para a sua empresa?

Alguns anos atrás, usávamos com frequência a expressão “entrar na internet”. Hoje em dia, com…

2 meses atrás

Relevância ou resistência da publicidade tradicional na era digital?

É sobre isso que vamos falar: por que, mesmo no século XXI, a publicidade tradicional…

4 meses atrás

O medo da perda e a vontade de ter razão

O medo da perda é um fator emocional poderoso que reforça a falácia do custo…

1 ano atrás

Vantagens da Comunicação Multiplataforma

A comunicação multiplataforma envolve o uso de vários canais com alcance e audiências diversas, incluindo…

1 ano atrás

Como moldar carreira e fortuna usando o Círculo de Competência

O Círculo de Competência também é relevante na escolha de carreiras e no desenvolvimento profissional.

1 ano atrás

This website uses cookies.