A comunicação multiplataforma envolve o uso de vários canais para alcançar e envolver audiências diversas, incluindo tanto mídias offline quanto online, bem como a integração delas com o cross-media e o transmedia. E a maior vantagem é que a estratégia multiplataforma dá mais resultado.
Um adulto que trabalha, por exemplo, num único dia, é exposto a uma variedade de mídias. A jornada pode iniciar com a visualização de um programa de TV e a leitura do jornal pela manhã. Ele segue sintonizado no rádio do carro, quando também é impactado no trajeto até o trabalho pela mídia out of home (OOH). Ao chegar no escritório, olha a tela do elemídia no elevador. A internet está presente durante o dia inteiro. E a televisão ainda ocupa um lugar de destaque à noite.
Essa jornada diária ocorre de acordo com o perfil do público. O YouTube e os streamings também podem aparecer na jornada, assim como placas de estrada, busdoor ou comunicação no metrô.
Não há um momento claro em que o consumidor decide fazer uma compra, nem uma jornada de consumo de mídia idêntica para todos. Diante dessa realidade, uma abordagem de comunicação multiplataforma possibilita estabelecer uma conexão mais profunda com o consumidor. Aproveitando as peculiaridades de cada meio de comunicação, a frequência da mensagem e o momento do consumidor, é possível modelar a mensagem para enriquecer o discurso da marca.
Marcando presença na vida do consumidor
As marcas mais valiosas compreendem a importância de estarem presente junto ao público-alvo em diversos momentos. De acordo com o estudo Inside Advertising 2023, da Kantar IBOPE Media, elas usaram, em média, 6,5 meios de comunicação nas suas campanhas publicitárias. Metade delas divulgaram, ao mesmo tempo, na televisão, rádio, internet, jornal, revista, cinema e mídia externa. Tudo junto.
Essa estratégia garante que as Top10 marcas permaneçam na mente das pessoas constantemente e vá aprofundando sua relação com elas.
Outro ponto a favor da estratégia multiplataforma reside no fato de que nem todos os indivíduos consomem todas as formas de mídia da mesma maneira. Por exemplo, pode haver potenciais clientes mais inclinados a assistir televisão do que a utilizar a internet, e vice-versa. Uma abordagem de comunicação multiplataforma, capaz de abranger uma ampla gama de canais, atrai ambos os grupos de consumidores.
Vídeos, por exemplo, são o conteúdo muito consumidos pelos brasileiros, segundo o Inside Videos 2023, da Kantar. Mas isso não ocorre apenas na TV Linear, o sistema tradicional com grade de programação. Hoje é possível assistí-lo na TV Conectada (Xbox, PlayStation, Roku, Amazon Fire TV, Apple TV, entre outros) ou na OTT, Over The Top, (entrega de conteúdo de TV e vídeo diretamente na internet), onde o usuário pode assistir acessando diretamente a internet pelo celular, computador, tablet ou mesmo pela televisão. A Netflix, a Amazon Prime, a Disney+, a Hulu e várias mídias de massa também estão nos serviços OTT, assim como a GloboPlay.
Uso simultâneo de multitelas
Brasileiro gosta de tela e mais de uma ao mesmo tempo. Somos um povo multitela. Pesquisa da Ipsos, O Novo Universo Multitelas, mostra que 68% dos brasileiros acessam TV + smartphone. Metade da população on-line também está assistindo TV.
O conteúdo amplificado pelo consumo de telas simultâneas facilitou que as marcas sejam descobertas. Além disso, ao ver um comercial ou merchandising na TV, o consumidor tem mais facilidade de consultar os canais digitais e dar início a jornada de compra.
As pessoas se envolvem mais quando são impactadas por comunicação multiplataforma
Se há alguma dúvida de que seja irritante ver uma campanha em várias plataformas, saiba que a resposta é não. A concentração intensa num único lugar, pelo contrário, pode sim gerar fadiga ou, simplesmente, passar batido após uma enorme frequência.
Um estudo da Spectrum Reach comparou o impacto da publicidade em telas de mídia única versus múltiplas.
Ao testar combinações de televisão linear, televisão conectada e dispositivos móveis, os pesquisadores descobriram que uma abordagem de múltiplas telas aumenta a atenção, a retenção e a intenção de compra dos consumidores.
O awareness aumentou com as combinações de mídia, mas a memorização foi maior quando veio da TV conectada e a TV linear. Além disso, ao assistirem comerciais na tela grande, as pessoas ficaram mais interessadas em ouvir sobre a marca depois e aumentaram sua intenção de compra.
O estudo também descobriu que as métricas de topo de funil, como atenção e conscientização da marca, superaram em dois dígitos com as campanhas de múltiplas telas em comparação com o uso de uma única plataforma. E, claro, que isso tem impacto no fundo de funil, onde está a intenção de compra, uma vez que a base de interessados é bem maior.
Outras descobertas adicionais
- 41% dos entrevistados disseram lembrar melhor da campanha quando viam tanto na televisão linear, quanto na TV Conectada e nos dispositivos móveis.
- Quando consumidores viam a campanha em três plataformas, 81% disseram que a mensagem foi comunicada claramente e 39% que os anúncios trouxeram novas informações.
- A intenção de compra aumentou 13% ao combinar diferentes formas de mídia.
- Começar com a televisão linear em uma campanha multiplataforma, por exemplo, aumentou a intenção de compra em 25%, enquanto começar com streaming resultou em um aumento de 14% e iniciar pelos dispositivos móveis resultou em 4%.
Vantagens da comunicação multiplataforma
- Alcance ampliado: ao adotar uma estratégia multiplataforma, as empresas podem expandir significativamente o alcance de um público mais diversificado e também em momentos diferentes da jornada do consumidor.
- Maior clareza: cada meio tem uma característica e, portanto, as mensagens são transmitidas de forma diferente. Por exemplo, enquanto a TV e o cinema provocam mais emoção e impacto com a mensagem, a mídia impressa agrega credibilidade e o digital permite explorar o conteúdo com muito mais detalhe. Portanto, com a comunicação multiplataforma, a mensagem é transmitida com maior clareza.
- Engajamento superior: com uma campanha integrada nas mídias offline e online, há um aumento do engajamento do público. Por exemplo, uma campanha publicitária que combina anúncios impressos com interações online, como códigos QR ou hashtags específicas, pode incentivar a participação ativa do público em várias plataformas.
- Consistência de mensagem: a comunicação multiplataforma permite manter uma mensagem frequente por mais tempo. Isso é essencial para garantir que a identidade da marca seja preservada e que a mensagem-chave seja comunicada de maneira eficaz.
- Adaptabilidade: Uma abordagem multiplataforma atende muito mais às preferências do público e às tendências emergentes. As empresas podem utilizar uma variedade de meios de comunicação com um mix voltado ao público-alvo, como comerciais de TV, mídias sociais, e-mail marketing e eventos presenciais, para alcançar seu público de maneira eficaz.
- Análise de dados aprimorada: ao integrar mídias offline e online, as empresas têm acesso a uma ampla gama de dados e métricas para análise. Isso permite uma compreensão mais completa do comportamento do público e do desempenho das campanhas de comunicação, facilitando a identificação de áreas de melhoria e o ajuste de estratégias futuras.
Em suma, quanto mais abrangente, maior o alcance, a memorização e o engajamento da campanha. No entanto, a estratégia multiplataforma passa pela avaliação do investimento.
Nem sempre a verba permite fazer um mix ideal com métricas mínimas que possibilitem avançar nos objetivos estabelecidos. Muitas vezes, nesses casos, a concentração em meios pode ser a melhor estratégia para a campanha.
Continue acompanhando o nosso blog para mais posts sobre marketing e performance!!