Brand Persona: criando o tom de voz (virtual) da sua empresa

Social Media
Zero11 Propaganda Social Media

Se você é um usuário assíduo de redes sociais, provavelmente já conhece o jeito despojado que algumas marcas respondem, desde posts próprios até respostas para clientes e outras marcas. Caso não seja assíduo, mesmo assim, é capaz de ter sido impactado pela comunicação de algumas empresas com esse tipo de Brand Persona.

Colocando em uma linguagem bem simples, a Brand Persona é a “cara” que a sua empresa vai ter na comunicação, o estilo que vai adotar, o tom, a linguagem. Basicamente, “quem” é a sua marca.

Claro que uma Brand Persona não é algo que aparece “do nada”, sua marca não pode estar alegre e fazendo piadas num dia e, no outro, se tornar mais sisuda e séria. Uma Brand Persona precisa ser pensada (e seguida!) muito bem, afinal de contas, ela vai passar o “sentimento” que seu cliente deve ter com sua marca.

Como começo a pensar na minha Brand Persona?

Você já ouviu falar em RPG? Isso mesmo, o famoso “Role Playing Game”, pode ser o clássico Dungeons and Dragons, o GURPS, ou até mesmo Tormenta, o cenário 100% nacional. O que todos eles têm em comum é a forma de jogo baseada em criar um personagem, com trejeitos, traços de caráter, ambições, modos e, é claro, na interpretação desses personagens no andamento da história.

Criar uma brand persona é uma tarefa semelhante a montar a ficha do seu personagem de RPG. Criar a história de seu personagem, o que o define, quais são seus trejeitos, os objetivos, o que gosta (ou desgosta), como trata as pessoas. Lógico que você não vai seguir exatamente uma ficha de RPG, mas é bom ter o sua persona muito bem formulada.

Por outro lado, existem empresas que mergulham fundo na criação de sua Brand Persona, onde os atendimentos digitais, respostas em redes sociais, e até os posts, são feitos por uma personagem virtual que tem até mesmo um “corpo” (através de computação gráfica).

Enfim, podemos notar que existem algumas maneiras diferentes de se criar uma brand persona, mas que todas elas têm algo em comum: são pensadas em como humanizar sua comunicação e, assim, ficar mais próximo do consumidor.

Uma dica de ouro para construir uma Brand Persona é confiar num time que já tem toda a expertise necessária para te ajudar a trabalhar sua marca e chegar num resultado que personifique o que a sua empresa representa, da melhor maneira possível. Já sabe, né? É só contar com a Zero11!

Compartilhe:
Compartilhar linkedin Compartilhar twitter Compartilhar facebook Compartilhar whatsapp Compartilhar e-mail
Comente:

E-mail*
Nome*
Mensagem