Como a tecnologia está transformando estrutura de Marketing

Rosana Ameixieira CCO e Owner Zero11

A Tecnologia não é mais o rabo que abana o “marketing”, é o cão inteiro, do nariz ao rabo. Houve um tempo em que o digital era uma função adicional na equação de marketing. Hoje, o digital está no centro de tudo o que fazemos em marketing. E isso tem implicações profundas para o negócio de marketing, para as pessoas que o praticam e as empresas que dependem dele para crescer e ter sucesso.

Assim como a tecnologia transformou o modo como as empresas se apresentam e introduzem suas marcas, está havendo um impacto semelhante e momentâneo em organizações de marketing das empresas e das equipes. Para as empresas capitalizarem totalmente a revolução tecnológica do marketing ou simplesmente evitar serem deixadas para trás, elas terão que repensar completamente e reestruturar seus departamentos de marketing.

Grandes e pequenas empresas já estão começando a alinhar os seus departamentos de marketing com o novo ambiente de negócios para tecnologia, mas essas mudanças estão acontecendo com menos urgência do que é exigido. O marketing deve ser um indicador avançado no negócio (e tecnologia), não um atraso. Então, o que a organização de marketing habilitada na tecnologia deve pensar para o futuro e o que você precisa fazer para construir uma hoje? Há uma grande área para focar:

Mentalidade do consumidor

Um estudo realizado no início deste ano, constatou que 75% dos CMOs e executivos seniors de marketing esperam ter um próprio relacionamento end-to-end com clientes nos próximos três a cinco anos.

Assumindo ainda mais responsabilidade para gerenciar o ciclo de vida do cliente inteiro, o CMO está agora organizando as funções de marketing em torno do cliente ao invés de em torno de canais, processos internos e ferramentas (por exemplo, não estão mais separadas e-mail e equipes de marketing social).

Também estamos vendo centros de excelência emergentes para ligar funções horizontais comuns e dirigir unidades de coordenação em torno de envolver o cliente. Isso inclui quebrar as velhas barreiras entre aquisição e fidelização dos clientes. Basta dizer que se você ainda tem um grupo digital separado em seu departamento de marketing, provavelmente você está indo na direção errada.

Durante anos, os principais intervenientes no departamento de marketing foram os VPs de marketing da marca, marketing corporativo e marketing de produtos. Quem são os líderes nessa nova era digital? O termo marketing de conteúdo mal existia há cinco anos. Hoje, a maioria dos departamentos de marketing tem pelo menos um executive cujo único trabalho é supervisionar o desenvolvimento e distribuição de conteúdo para atrair e envolver os clientes.

A moderna organização de marketing está cada vez mais sendo alimentada por um motor que é orientado para o processo. Isto deu origem a um novo papel, o chefe de operações de marketing, que é responsável por dirigir esse motor com a combinação certa de tecnologia e dados. Precisamos designar um chefe de escuta, que iria ouvir o que o cliente realmente diz e entender como ele se comporta através da web, mobile, social e para o mundo real.

Sempre advogando para as necessidades do cliente, o chefe usaria essas informações para capacitar a equipe de marketing a responder em tempo real, cliente a cliente, ajudando assim a construir os relacionamentos de longo prazo que produzem o crescimento da receita descomunal. Apesar de todos os avanços, muitas empresas estão evoluindo rápido o suficiente. Parafraseando o poeta Chaucer, o tempo e a maré não esperam por nenhuma empresa.

Empresas com visão de futuro estão se movendo agressivamente para construir organizações de marketing orientadas para a tecnologia centradas no cliente, que estão competindo de forma mais eficaz e pronta para ganhar o futuro. Sua empresa está preparada?

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