Drive to Store: canais digitais impulsionam as vendas presenciais

Meios online ajudam a gerar negócios nas lojas físicas, ainda muito relevantes para as estratégias comerciais

Uma análise superficial pode supor que brevemente os canais digitais extinguirão as lojas físicas na grande maioria dos mercados (ou pelo menos reduzirão sua importância a níveis bastante secundários.). Por isso, seria necessário caminhar no sentido de destinar ao comércio eletrônico quantidades crescentes de esforços e das verbas, abandonando gradativamente os demais canais de vendas.

Uma estratégia desse gênero pode porém ser extremamente prejudicial, e não só porque, além de ainda extremamente relevante, o comércio físico não dá nenhum sinal de desaparecimento.

Pelo contrário: mesmo marcas que tornaram-se  gigantescas atuando apenas no universo digital começam a perceber seu valor. Caso da Amazon, que recentemente abriu suas primeiras lojas físicas nos Estados Unidos. Lojas repletas de recursos tecnológicos, é verdade, mas onde há também contato humano e possibilidade de experiências sensoriais e físicas.

E entrar em uma loja que oferece uma experiência agradável pode constituir uma bem-vinda pausa no atribulado corre-corre das atividades que obrigam as pessoas a saírem frequentemente às ruas. Além de gerar negócios imediatos, essa experiência prazerosa certamente terá impactos positivos em futuras vendas online, e nas buscas relacionadas a produtos e serviços dos mercados nos quais atua a marca.

Potencialidades integradas

O movimento de revalorização dos pontos físicos deu origem ao conceito drive to store (dirija-se até a loja’, em tradução livre), que vê nos canais digitais instrumentos capazes de ampliar a presença do público nesses estabelecimentos.

Entre as práticas próprias desse conceito, uma das mais básicas é a realização, nos canais digitais – redes sociais e aplicativos de mensagens, entre outros -, de promoções concedendo benefícios a pessoas que se dirigirem a lojas da marca (pode-se inclusive estimulá-las a levar consigo algum conhecido, que também será premiado).

Vouchers emitidos digitalmente comprovarão que os consumidores chegaram atraídos pelas ações online (e ao mesmo tempo permitem a mensuração de seus resultados). Aplicativos de localização indicando como chegar às lojas devem ações desse gênero.

Mas hoje é preciso também associar os estabelecimentos físicos a instrumentos que proporcionem alguns dos benefícios da tecnologia online, como a conveniência e o acesso a um leque mais vasto de informações.

Uma das maneiras de implementar essa associação é instalar, dentro das lojas ou em suas possibilidades, totens e quiosques digitais entro das lojas físicas, ou em suas proximidades. Outras, são a entrega a domicílio de uma compra feita na loja, e a permissão de realizar trocas em qualquer canal (físico ou virtual).

O consumidor é único

Além da chegada da Amazon ao comércio físico, outros movimentos avalizam o tradicional ponto de venda como componente que deve seguir valorizado nas estratégias do varejo, às quais podem agregar não apenas vendas, mas também imagem de marca.

Caso das guide shops, em expansão em vários países (inclusive aqui no Brasil). Essa modalidade de varejo inclui lojas nas quais os consumidores podem experimentar produtos e serem atendidos pessoalmente; mas as compras são posteriormente concretizadas via canais digitais, e os produtos entregues a domicílio.

Ao menos dois fatores explicam essa revalorização do varejo físico. Um deles, a constatação de que ele mantém-se quantitativamente relevante para as vendas da enorme maioria das marcas, e assim devem permanecer por muito tempo. Outro, a percepção do consumidor como um ser único, que deseja uma interação positiva em todos os pontos de sua jornada, virtuais ou não. 

Sem contar que, hoje submetido a uma torrente de conteúdos e informações, esse consumidor pode muito bem conceder valor diferenciado a uma experiência mais envolvente e imersiva, que somente uma loja física, ao oferecer contato humano e estímulos a todos os nossos sentidos, é capaz de proporcionar.

Compartilhe:
Compartilhar linkedin Compartilhar twitter Compartilhar facebook Compartilhar whatsapp Compartilhar e-mail
Comente:

E-mail*
Nome*
Mensagem