Antecipe-se aos desejos de seu cliente.

Rosana Ameixieira CCO e Owner Zero11

Como o Inbound Marketing pode ajudar você a expandir seus negócios.

Muitas empresas que querem crescer – tanto em vendas quanto em lucratividade – passaram a usar um poderosa estratégia de Marketing Digital: o Inbound Marketing.

Além de tornar a empresa competitiva, aumentando a presença no mercado, o Inbound permite criar uma bagagem valiosa sobre o comportamento dos clientes e, com isso, a empresa também economiza recursos financeiros e tempo da equipe de vendas.

Como funciona o Inbound

No planejamento, as tendências de comportamento são levantadas para conhecer a jornada de compra, desenvolver as personas e a régua de conteúdo.

Ou seja, você descobre o que seu público-alvo gosta e faz e oferece o que ele quer e precisa.

Muitas vezes, o cliente nem sabe que tem um problema e descobre com o conteúdo que é disponibilizado pelo Inbound. É aquela fase que chamamos de topo de funil.

Ela é muito importante, porque além de sua marca estar se antecipando aos concorrentes, o que ajuda a tornar você referência do público, faz a educação necessária para facilitar a conclusão do negócio posteriormente.

Como saber qual o momento correto?

Com a criação de canais de aquisição e de iscas sedutoras, os potenciais clientes são estimulados a oferecer uma contrapartida para continuar recebendo informações.

É aí que começa a jornada do Inbound Marketing, que se desenrola em fases: conteúdo de atração, de relacionamento e de solução.

As seis táticas para conquistar leads são:

– Criação de personas;

– Conteúdos incríveis desenvolvidos com técnicas de SEO;

– Táticas de Outbound (mídia digital Pay Per Click) para acelerar o ROI;

– Redes Sociais (boost e orgânicos);

– Landing Pages para hospedar materiais ricos e colher dados;

– E-mail Marketing (para relacionamento e ampliar BI);

Pelo próprio caminho do consumo de conteúdo, é possível entender os interesses e a fase das personas.

O conteúdo de fundo – sobre como resolver – estabelecerá o momento certo para fazer a abordagem mais direta.

O relacionamento depende, principalmente, da qualidade do conteúdo, do design, a roupa que veste os materiais ricos (deixe com profissionais) e da boa estratégia da régua com automação dos e-mails marketing.

O Inbound é muito utilizado em B2B, porque além de focar no alvo certo, considera as etapas da jornada de compra: primeiro quando o cliente ainda está num momento de reconhecer que existe um problema, depois que ele provavelmente tem esse problema evoluindo para as possíveis soluções.

A venda torna-se mais efetiva porque passa a considerar essa educação prévia antes de ter contato com vendas, além de se utilizar das informações do BI para potencializar o fechamento do negócio.

Ou seja, é aumento de performance e economia de tempo e recursos.

Algumas plataformas de Inbound Marketing permitem integração com as de CRM utilizadas pela equipe de vendas, o que melhora ainda mais a potencialização dos resultados.

Para conhecer alguns cases de Inbound Marketing, clique aqui.

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