Identidade visual: a importância das marca para seu negócio.

Algumas marcas são instantaneamente reconhecidas por seus “símbolos”, quer ver só? Aquele refrigerante com a lata vermelha, o celular com a maçã atrás, o copo de café com desenho de sereia. Eu não precisei dizer quais marcas são porque, provavelmente, você sabe, mesmo sem que eu tenha de dizer seus nomes.

Essa é a principal importância de ter uma logomarca de fácil reconhecimento do público. Isso não significa que as marcas famosas começaram com símbolos tão enxutos. Na verdade, algumas delas já tiveram imagens bem mais complexas e foram se tornando mais minimalistas na medida em que foram se tornando conhecidas.

Recentemente, no começo de 2021, a Rede Globo foi mais uma empresa a atualizar a sua comunicação. A logomarca permanece bem próxima ao que sempre foi, mas, dessa vez, um pouco mais simplificada. As curvas, cores, e formas também sofreram mudanças.

Agora, essa nova identidade visual será adotada por diversas marcas do grupo, até mesmo pelos outros canais e streamings, com a intenção de tornar a “família” de produtos da emissora cada vez mais reconhecíveis como parte de uma única estrutura. Até mesmo a comunicação interna vai seguir a nova identidade visual (a exemplo dos crachás de funcionários).

Será que minha marca é reconhecível?

Criar uma identidade visual com conceito e personalidade que represente a sua marca e seja, ao mesmo tempo, simples, sem muitas informações e facilmente reconhecíveis pelo consumidor, é o alvo de toda a empresa focada em se tornar (ou se manter) relevante.

Cores, formas e símbolos são aplicados para buscar resultados de acordo com a intenção da marca. Não adianta nada, por exemplo, ser um restaurante e usar um computador. Mas é possível usar uma fruta como logomarca num computador, se carregar uma simbologia forte e expressar o que a marca faz. É preciso ter significado.

Claro que não adianta focar só em ter uma identidade visual bonita, é preciso considerar todos os aspectos da experiência do consumidor. Deve funcionar em todos os pontos de contato com a marca e se destacar na comunicação, seja numa embalagem, na mídia ou na loja.

A Zero11 tem vários cases de design e branding, dá uma olhada em nosso portfólio de trabalhos.

Compartilhe:
Compartilhar linkedin Compartilhar twitter Compartilhar facebook Compartilhar whatsapp Compartilhar e-mail
Comente:

E-mail*
Nome*
Mensagem