Zero11 faz rebranding da Ginger para estabelecer conexões com todos os seus públicos

Zero11 faz rebranding da Ginger para estabelecer conexões com todos os seus públicos

A Ginger investe em seu branding, buscando que sua marca reflita a abrangência de seus negócios, sem perder a sua essência. 

Com sete anos de experiência no mercado de fragrâncias, a Ginger recentemente anunciou uma mudança em sua identidade de marca. Isso se deve ao crescimento que alcançou nos últimos anos, tornando o rebranding um elemento fundamental para comunicar como a empresa tem contribuído cada vez mais para o sucesso de seus clientes.

Breno Grou, CEO da Ginger, explica: “Decidimos efetuar essa mudança porque desejamos nos conectar com novos segmentos sem perder os valores que nos mantiveram consistentes ao longo desses anos, como a inspiração e o apoio aos nossos clientes.” A empresa contou com a experiência da agência multiplataforma Zero11, que possui 30 anos de atuação, para conduzir esse projeto de rebranding.

A força da credibilidade, a ousadia da criatividade e a energia da paixão pelo trabalho na marca Ginger 

O processo de rebranding levou em consideração a força da credibilidade, a audácia da criatividade e a paixão pelo trabalho.

A palavra “Ginger”, que se refere à raiz de gengibre, evoca os poderes estimulantes e terapêuticos do gengibre, bem como seu sabor e fragrância distintos. “O gengibre possui uma beleza extraordinária em sua flor. O nome traz a essência da nossa empresa, baseada na confiança, eficiência e credibilidade, e, na cultura atual, representa autenticidade”, explica Bittencourt, Gerente Geral da Ginger.

As mudanças começaram com uma definição mais ampla do que a empresa oferece. Mais do que produzir e comercializar produtos químicos, o Design de Fragrâncias da Ginger envolve o desenvolvimento de soluções complexas baseadas em estudos, técnicas, criatividade e competência.

Rodrigo Otenio, Gerente Comercial da Ginger, afirma que é fundamental compreender as necessidades de cada cliente, auxiliando na criação de fragrâncias simples ou produtos mais complexos.

A expressão “Design de Fragrâncias,” já em uso em outros países, coloca a marca no topo do mercado nacional, destacando-a dos concorrentes. Esse termo é mais moderno, sofisticado e inovador, enfatizando o novo conceito da marca e o posicionamento da empresa.

A nova identidade da marca Ginger

A identidade da marca se reflete no logotipo e no slogan. O novo logotipo, inspirado na flor de gengibre, mantém elementos da sua inspiração original, mas ganha uma nova perspectiva, tornando-se mais versátil e colorido para alcançar diversos segmentos. “O design do logotipo carrega significados simbólicos em sua ação e forma, inspirado na flor de gengibre, mas com uma nova abordagem que se encontra ao nível do olhar”, explica Ailton Godoy, CCO da Zero11.

A paleta de cores também foi aprimorada, incluindo variações de tons quentes e frios, como roxo, azul e laranja, para representar a criatividade presente nas fragrâncias da marca. “As formas coloridas e conectadas simbolizam a criatividade, responsabilidade e sustentabilidade, com o ‘G’ no centro representando a raiz em sua forma natural”, acrescenta Ailton.

A tipografia do logotipo da Ginger foi reformulada, apresentando letras minúsculas com pêndulos no ‘g’ que simbolizam raízes, conferindo mais equilíbrio à marca. A nova fonte, redesenhada para refletir a personalidade da marca, também transmite modernidade e confiança.

O slogan “Inspire e Respire” foi criado pela Zero11 para a Ginger, uma empresa que se caracteriza por sua juventude, criatividade e empatia. Este slogan comunica a importância da inovação e a tranquilidade que a empresa proporciona a seus clientes, como destaca Rafael Tomaz, Coordenador de Marketing da Ginger. Conheça outros trabalhos de branding realizados pela Zero11.

Identidade visual: a importância da marca para seu negócio.

A importância da marca para seu negócio.

Algumas marcas são instantaneamente reconhecidas por seus “símbolos”, quer ver só? Aquele refrigerante com a lata vermelha, o celular com a maçã atrás, o copo de café com desenho de sereia. Eu não precisei dizer quais marcas são porque, provavelmente, você sabe, mesmo sem que eu tenha de dizer seus nomes.

Essa é a principal importância de ter uma logomarca de fácil reconhecimento do público. Isso não significa que as marcas famosas começaram com símbolos tão enxutos. Na verdade, algumas delas já tiveram imagens bem mais complexas e foram se tornando mais minimalistas na medida em que foram se tornando conhecidas.

Recentemente, no começo de 2021, a Rede Globo foi mais uma empresa a atualizar a sua comunicação. A logomarca permanece bem próxima ao que sempre foi, mas, dessa vez, um pouco mais simplificada. As curvas, cores, e formas também sofreram mudanças.

Agora, essa nova identidade visual será adotada por diversas marcas do grupo, até mesmo pelos outros canais e streamings, com a intenção de tornar a “família” de produtos da emissora cada vez mais reconhecíveis como parte de uma única estrutura. Até mesmo a comunicação interna vai seguir a nova identidade visual (a exemplo dos crachás de funcionários).

Será que minha marca é reconhecível?

Criar uma identidade visual com conceito e personalidade que represente a sua marca e seja, ao mesmo tempo, simples, sem muitas informações e facilmente reconhecíveis pelo consumidor, é o alvo de toda a empresa focada em se tornar (ou se manter) relevante.

Cores, formas e símbolos são aplicados para buscar resultados de acordo com a intenção da marca. Não adianta nada, por exemplo, ser um restaurante e usar um computador. Mas é possível usar uma fruta como logomarca num computador, se carregar uma simbologia forte e expressar o que a marca faz. É preciso ter significado.

Claro que não adianta focar só em ter uma identidade visual bonita, é preciso considerar todos os aspectos da experiência do consumidor. Deve funcionar em todos os pontos de contato com a marca e se destacar na comunicação, seja numa embalagem, na mídia ou na loja.

A Zero11 tem vários cases de design e branding, dá uma olhada em nosso portfólio Zero11.