Feitos um para o outro: como escolher a agência de publicidade
Saber escolher a agência de publicidade que vai cuidar da comunicação da sua empresa é sagrado para o sucesso dos seus negócios.
Fazendo uma analogia, representa o mesmo cuidado que se deve ter ao escolher a escola dos filhos. Todo mundo quer a melhor e, no momento da seleção, percebe que há vários propósitos, metodologias e estruturas. Você acaba até questionando o que estava procurando antes.
Será que é melhor um colégio grande ou um que foque no aluno? Um que tenha por princípio a performance ou a que busca desenvolver o potencial máximo do estudante?
No mundo corporativo, não é muito diferente. Sua marca é o seu filho, que precisa de ajuda para crescer e se destacar.
Existem centenas de agências, dos mais variados tamanhos e segmentos, capazes de atender muito bem a sua marca.
Confira estas dicas para não errar na hora de escolher a sua:
1. O que realmente você precisa?
Em primeiro lugar, é preciso identificar qual ferramenta de comunicação pode ajudar melhor com seu problema e então você procurar uma agência com bons cases nisso.
Campanha na mídia? Marketing digital? Branding? Eventos? Campanha promocional? Um planejamento estratégico? Ou não tem certeza de qual ferramenta usar?
As agências que oferecem serviços multiplataforma podem começar exatamente desse ponto para atender seu problema.
2. Pesquise a agência a fundo.
Antes de contratar, é preciso fazer uma imersão nas informações da agência: conhecer seu histórico, sua expertise, clientes, cases de sucesso e acompanhar o que tem feito atualmente.
É bom também saber se ela possui especialistas em cada departamento, já que a comunicação é ultraespecializada e se não for feita por profissionais experientes sua campanha tem grandes chances de não dar certo.
Você precisa saber quem na agência vai cuidar da sua conta no dia a dia. Ter um time incrível, mas sem acesso a quem decide para sua empresa, não adianta nada.
O site é a porta de entrada, mas a conversa pessoal, insubstituível. Faça uma visita.
3. Quem você quer ser dentro da agência?
Tão importante quanto você vai investir na agência é quem da agência e quanto tempo ela vai investir na sua marca.
Analise a carteira de clientes. Se a agência tem uma carteira composta de anunciantes que fazem grandes investimentos e sua verba é sazonal ou específica para um campanha, não espere que terá a atenção do CEO, CCO ou diretor da conta do mesmo jeito. Muitas vezes, não será nem dos profissionais seniors. Por outro lado, precisa ter certeza de que a agência enxuta possa dar conta do recado.
Tem especialistas suficientes? Experiência? Está comprometida com seu resultado? O que já foi realizado pala agência? Perguntas que ajudam você a formular a resposta.
Parece óbvio, mas a prática demonstra muito anunciante escolhendo sua agência sem critérios racionais.
4. Seja prático.
Algumas marcas dividem sua conta entre várias agências ao mesmo tempo, cada uma especialista em uma ferramenta. Pode ser uma excelente opção se você faz investimento e, portanto, a capacidade de produção que precisa é muito grande. Dessa forma, terá uma entrega especializada.
Mas, se esse não for o seu caso e não quer ficar repetindo o mesmo briefing e participar de todos os processos com cada uma das empresas, você pode escolher uma agência multiplataforma.
No entanto, uma agência multiplataforma não é aquela que já te atendia super bem numa determinada ferramenta e começa a se aventurar em novas águas. É aquela que já tem casos de sucesso para contar em várias áreas de atuação.
5. O valor das ideias.
Performance e estrutura são importantes, mas nada é mais transformador do que as ideias.
Preste atenção no portfólio da agência. Verifique se as peças da campanha têm uma preocupação conceitual e estética. Ter capacidade estratégica, mas pecar na mensagem e design, é ficar no meio do caminho.
A ideia ainda é o grande diferencial que faz uma marca se destacar em relação a outra.
Difícil escolher a agência certa, né? Avaliar com critérios mais racionais vai valer a pena e trazer ótimos resultados para a sua marca. E, por falar nisso, você conhece bem a Zero11? São mais de 25 anos de entrega para os seus clientes e em várias ferramentas de comunicação. Saiba mais.