Marketing para academias: como fazer durante a pandemia?

A pandemia causada pelo novo coronavírus vem trazendo diversos desafios para vários setores da economia. As academias são um dos negócios mais atingidos, por serem um ambiente com risco de contaminação. 

Dessa forma, apostar em uma boa política de marketing é uma estratégia excelente para recuperar o seu negócio. Confira agora como fazer o marketing da sua academia em tempos de pandemia:

Academia fechada x academia aberta 

São dois grandes desafios que atingem as academias e precisam ser enfrentados. Primeiro os decretos que proíbem a abertura dos espaços e, superado isso, a insegurança dos clientes e funcionários para voltarem a frequentar.

As estratégias de marketing precisam ser diferentes nesses dois momentos também. Com o ambiente 100% fechado, é preciso focar em manter o laço com os clientes e trazer novas opções de treino. 

Já com a academia funcionando, é preciso garantir o máximo de segurança para os frequentadores. Respeitando suas inseguranças e propondo medidas confortáveis para todos. 

Entretanto, o pilar do seu marketing durante a pandemia de coronavírus deve permanecer o mesmo: reinvenção e adaptação do seu negócio. Veja dicas incríveis que separamos para você alcançar esse objetivo: 

5 dicas para um marketing de sucesso

1) Invista em lives 

Divulgar seu serviço através de lives em diferentes plataformas e redes sociais é um caminho excelente em meio a pandemia. Disponibilizar, de forma gratuita, pequenos treinos e aulas tende a trazer novos clientes para seu negócio e também manter o vínculo com os que já frequentavam o espaço. 

Peça para os profissionais da academia produzirem essas lives com diferentes tipos de aula, conforme o perfil do espaço. Aulas de musculação com equipamentos que todos tem em casa (garrafas cheias, cadeiras, sacos de comida), aulas de dança, yoga. Quanto mais diversificadas forem as atividades, mais pessoas você atingirá. 

Essas lives são uma abertura ótima para você conseguir comercializar um novo serviço: treinos virtuais. 

2) Incentive planos virtuais

A pandemia mostrou que treinar em casa é uma opção viável. Então seja para os períodos em que seu espaço estará fechado ou para atingir os clientes que preferem permanecer em distanciamento, ofertar planos de treino virtuais é uma ótima ideia. 

Enviar para seu cliente planos personalizados de treinos para serem feitos em casa mostra toda a capacidade de reinvenção da sua academia. Esse é um novo tipo de prestação de serviço que tende a se manter em alta mesmo depois da pandemia. 

Organize esses treinos, ofereça eles para seus clientes e divulgue muito através das suas redes sociais.

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3) Trabalhe com planos de vantagens

Além de se preocupar com uma estratégia de marketing que salve seu negócio durante a pandemia, é essencial ter um plano para voltar com tudo em um cenário pós-crise.

Para isso, trabalhe com planos que prendam seus clientes para quando sua academia voltar a abrir ou para quando eles se sentirem seguros em voltar a frequentar os seus espaços.

Você pode bolar promoções em que os clientes que participam das lives ou adquiram planos virtuais, acumulem pontos que podem ser trocados por benefícios. 

Esses benefícios pode ser um produto da sua academia (squezzes, toalhas, suplementos) ou até mesmo uma aula gratuita quando for possível. O importante é usar essas vantagens como estratégias para manter o cliente ligado ao seu negócio. 

4) Divulgue um novo produto

Tendo como objetivo manter esse elo com os seus alunos e também gerar uma renda extra para a academia, a dica é investir na comercialização de um novo produto. Não ficando preso apenas na prestação de serviços. 

Foque em produtos que o cliente pode receber em casa, sem necessidade de deslocamento. Mas, que também tenha ligação com o seu espaço. 

Você pode comercializar roupas próprias para atividade física, equipamentos básicos de academia ou até mesmo iniciar uma loja de suplementos junto ao seu negócio. São estratégias excelentes que conquistarão o público e salvarão a academia da crise. 

5) Respeite o seu cliente

Ao pensar em qualquer maneira de fazer marketing mediante uma pandemia tão catastrófica, você deve acima de tudo respeitar o seu cliente. Respeitar seu desejo e suas inseguranças e também olhar com empatia para o momento que o país vive. 

O marketing não deve ser comemorativo, nem insistente. É preciso ter muito cuidado ao incentivar o cliente a voltar a frequentar sua academia. 

Reforce, dentro da sua estratégia, todas as medidas preventivas que você está tomando (e realmente tome esse cuidado): distanciamento e higienização dos aparelhos, uso obrigatório de máscara, capacidade reduzida, etc. 

Também acolha os clientes que preferem manter-se em isolamento. Continue fornecendo opções de treinos para serem feitos em casa.

Dentro do momento em que estamos vivendo, um bom marketing precisa ser capaz de conciliar o reconhecimento dos perigos do vírus com a necessidade de manter seu negócio vivo.

Com isso em mente, coloque nossas dicas em prática agora mesmo. Alavanque sua academia com um marketing coerente e planejado! 

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