Marketing voltado para restaurante: como fazer?
Você sabe como trabalhar o marketing voltado para restaurante? Se o seu negócio está precisando de novos clientes e de ganhar um fôlego financeiro, então precisa aprender como usar as ferramentas publicitárias a seu favor. Afinal, essa é a única maneira de conseguir novos clientes para o seu estabelecimento.
Atualmente, o marketing voltado para restaurante está mais importante do que nunca. Afinal, a pandemia do novo coronavírus mudou completamente o mercado e acabou com os hábitos antigos dos consumidores. Agora, é como se as empresas entrassem em uma nova fase do jogo, sem levar os clientes que tinham antigamente.
Dessa forma, o marketing para restaurante ganhou importância essencial, especialmente considerando o fato de que surgiram novas formas de vender produtos e serviços alimentícios. Quer saber como usá-lo da maneira correta? Então siga a leitura abaixo!
Entenda os principais conceitos do marketing voltado para restaurante
Para poder usar adequadamente o marketing para restaurantes, é essencial entender quais são os conceitos por trás desse tipo de recurso. Afinal, o segmento alimentício não é o mesmo que o setor de entretenimento ou de vestuário e, portanto, não deve fazer uma publicidade igual a das empresas desses segmentos.
No setor alimentício, existem dois principais fatores trabalhando para que um cliente decida comprar em um determinado restaurante. O primeiro é o desejo do consumidor, que deve ser despertado através de uma série de possibilidades.
Já o segundo é a acessibilidade ao restaurante. Ou seja: quando o cliente tem o seu desejo despertado e encontra os caminhos para satisfazê-lo, muito provavelmente ele irá comer no seu restaurante. Portanto, ao dominar esses conceitos, ficará mais fácil propor ações de marketing para o seu negócio.
Explore as múltiplas possibilidades de lucro com o seu negócio
A principal fonte de renda de um restaurante são os clientes que vão até o seu estabelecimento para comer. No entanto, existem muitas possibilidades diferentes para lucrar que devem ser exploradas.
Por exemplo, que tal estar presente nos principais aplicativos de delivery? Isso permitirá alcançar um público muito maior, especialmente agora na pandemia do novo coronavírus, em que os apps de entrega de comida aumentaram o faturamento em 103%.
No entanto, caso você não queira focar em vender os seus pratos pode delivery, pode pensar em outras possibilidades. Por exemplo, que tal colocar suas bebidas em Rappi? Pode ser os seus drinks únicos e especiais, inclusive marcas próprias do seu restaurante. O mesmo vale para kits para montar os seus pratos em casa, algum muito popular atualmente.
Não esqueça de vender cursos sobre o seu estilo culinário, ebook com receitas e muito mais tipos de produtos que podem aumentar a lucratividade do seu restaurante.
Invista em receber avaliações positivas na Internet
Os principais sistemas de divulgação na Internet, como os algoritmos de aplicativos de delivery, as redes sociais ou o Google, funcionam através de mecanismos de avaliação. Ou seja: quanto melhor for a avaliação de um conteúdo online, mais ele será recomendado para outras pessoas.
Dessa forma, o seu restaurante precisa se esforçar para receber avaliações positivas na Internet, de modo a expandir o seu alcance e conseguir novos clientes através da busca orgânica nessas plataformas.
Uma maneira de conseguir essas avaliações é prestar um serviço excelente para os seus clientes. Isso, por si só, já aumenta bastante as chances de receber essas avaliações. No entanto, também envie uma nota aos clientes, seja por delivery, seja por uma mensagem na mesa ou em algum ponto de contato com o consumidor, para que ele deixe uma avaliação positiva. Isso aumentará suas avaliações e melhorará o seu alcance.
Invista em influenciadores para promover o seu restaurante
O uso de influenciadores é cada vez mais comum na publicidade e não seria diferente no marketing voltado para restaurante. No entanto, é importante saber como usar essa ferramenta do jeito certo.
Para encontrar o influenciador ideal para o seu negócio, comece a pesquisa definindo quem é o seu público-alvo. Ou seja: quem você quer chamar para o seu restaurante.
Com base nisso, busque por influenciadores cujo público seja composto do tipo de pessoas que você quer colocar em seu estabelecimento. Dentre as muitas opções disponíveis, veja aqueles que se posicionam realmente como autoridade e, portanto, contam com poder de influência significativo. Isso porque não adianta nada trazer um influenciador que tem 1 milhão de seguidores, se essa pessoa não converterá ninguém para o seu negócio. Nesse caso, pode ser mais interessante buscar alguém com 5 mil ou 10 mil seguidores, mas que todos sejam da sua cidade e que tenham o interesse de ir no seu estabelecimento.
Com essas ferramentas e pensamentos de marketing voltado para restaurante, ficará muito mais fácil para o seu negócio conseguir novos clientes. Afinal, agora você terá uma estrutura básica, mas sólida, para atrair consumidores e vender mais. Não esqueça de pegar o lucro obtido e reinvestir em marketing para ter mais retorno depois.
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