SEO local: estratégia para atrair clientes organicamente

seo local

SEO local é o conjunto de otimizações que destaca o seu negócio em resultados de buscas de forma regionalizada. Ou seja, é posicionar a sua marca para os clientes próximos ao seu endereço.

Para que o Google ou outros buscadores posicionem a sua marca nos resultados de pesquisas, você precisa existir nos canais digitais. Basicamente, isso pode ser feito de diversas formas, mas duas se destacam: um site próprio ou uma ferramenta de cadastros de empresas, como Google Meu Negócio, por exemplo.

O site é a sua vitrine virtual, é ali que você se comunica com maior liberdade, entregando a experiência que os seus clientes esperam do seu negócio.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita para cadastros de negócios locais no Google. Com ela todas as empresas, pequenas ou grandes, ganharam a chance de se tornarem relavantes no mercado local. Segundo o próprio Google, “empresas verificadas no Google têm o dobro de chance de serem consideradas de confiança pelos usuários”.

Porque usar o SEO local?

Os algoritmos dos buscadores identificam os componentes geográficos numa determinada pesquisa e mostram os resultados mais relevantes para aquela região.

Essa é uma excelente maneira de atrair mais clientes para o seu negócio, principalmente num momento delicado como o que estamos passando. Recentemente, uma pesquisa do Google Trends constatou um aumento de 200% em buscas por “delivery de mercado perto de mim”.

O termo “perto de mim” é um desses componentes geográficos que citamos. Nesse caso, seria comum ver um negócio local nos resultados, mesmo que ele não seja tão relevante num cenário macro.

Nesse sentido, qualquer empresa pode atrair mais clientes e crescer de forma orgânica. Seja um restaurante, shopping, cinema, farmácia ou mercado, todos podem se beneficiar com a estratégia de SEO local.

Benefícios do SEO local para os negócios

Além de ser uma tendência para os próximos anos, sendo cada vez mais importante para os negócios locais, temos diversos benefícios que fazem diferença nos resultados já no curto prazo. Abaixo, listamos 2 grandes vantagens em investir no SEO local.

  • Aumentar a autoridade da marca

Para os algoritmos, a autoridade é uma das variáveis que mais influenciam os resultados de buscas. Autoridade significa que a sua marca têm relevância para uma determinada pesquisa.

Além disso, para o consumidor, os primeiros resultados de uma busca têm mais credibilidade. É uma forma de filtrar o que é relevante. Lembre-se que cerca de 70% de todos os cliques vão para os três primeiros resultados de uma pesquisa.

  • Atrair novos clientes

Com mais autoridade, seu site ou perfil do Google Meu Negócio, por exemplo, vai receber mais acessos. Esse é o primeiro passo para atrair clientes nos arredores do seu negócio.

Além das visitas, uma característica das buscas locais é a integração com aplicativos de navegação, como o Waze e Google Maps por exemplo. Com o GMN, os resultados do Maps são mostrados no topo, oferecendo uma rota com base na localização do usuário.

termos perto de mim seo local
  • O impacto do mobile nas buscas locais

No Brasil, mais da metade das pesquisas já é realizada via dispositivos móveis. Isso siginifica que o fator localização se tornou ainda mais essencial. Mesmo sem nenhuma menção geográfica nas pesquisas, os algoritmos podem ativar os resultados locais.

Tirando a discussão ao redor da privacidade de dados, a verdade é que o Google sabe exatamente onde você está. Se o assunto é melhorar a experiência do usuário, é justo dizer que a localização do usuário é fator chave para isso.

Imagine viajar a Paris, por exemplo, e precisar de um hotel. Você não precisa buscar por “hoteis em Paris”, afinal o Google sabe onde você está e vai otimizar os resultados da sua pesquisa.

O que precisa ser feito?

Sabendo da importância do SEO local, vamos listar resumidamente 5 formas de posicionar o seu negócio.

1. Prepare o seu site

Se você tem um site, a primeira coisa a ser feita é prepará-lo para as buscas locais. Evitando a linguagem mais técnica, existem diversas tags e estruturas de informações que indicam aos algoritmos que o seu site é relevante para um determinado local.

Além do seu endereço, telefone e outras informações de contato, você pode incluir alguns detalhes do local nos títulos e descrições das principais páginas do seu site.

Por exemplo, se você tem um restaurante em Moema, talvez o título da sua página inicial possa ser “Restaurante NomeDoNegócio | Moema – São Paulo”. Essa é uma forma simples de indicar ao Google que o seu negócio é relevante nessa região específica.

2. Use o Google Meu Negócio

Falamos bastante do Google Meu Negócio e realmente ele será essencial para os seus resultados de SEO local. Você precisa realizar o cadastro, confirmar através de um código que será enviado ao seu endereço e preencher todos as informações solicitadas.

Você pode incluir fotos e vídeos, cadastrar produtos e serviços, criar uma descrição sobre o seu negócio, além de aproveitar todas as funcionalidades da plataforma, como receber mensagens e avaliações dos seus clientes.

É importante inserir o endereço do seu site no seu cadastro do GMN, isso vai contribuir para o posicionamento do seu site. Se você não possui um site próprio, é possível criar uma página simples em poucos passos.

google meu negócio

3. Faça parcerias com sites locais

O link building é uma das estratégias mais comuns para ganhos de autoridade em SEO. No caso das otimizações locais, você pode fazer parcerias com sites e blogs relevantes na região que você atua.

Existem diversos sites que agregam informações de negócios locais, essa é uma excelente maneira de mostrar aos buscadores que a sua empresa é relevante naquela região.

4. Crie conteúdos sobre assuntos locais

A produção de conteúdos pode ajudar tanto no SEO local quanto na tomada de decisão dos usuários. Faça um estudo das palavras-chave que seus clientes buscam quando estão próximos do seu endereço. Use ferramentas como o Google Trends e SEMRush para isso.

Você pode publicar artigos, vídeos e infográficos sobre o mercado local no seu blog e no Google Meu Negócio.

O importante aqui é conhecer muito bem a sua persona, bem como seus hábitos de consumo. Um hotel poderia criar um artigo com os melhores restaurantes da região, por exemplo. 

5. Mantenha os perfis sociais atualizados

Por último, você pode usar as redes sociais para fortalecer a sua presença digital. Mantenha seu endereço atualizado, publique seus conteúdos locais e incentive o engajamento da sua audiência. Assim como o Google, os canais sociais obtém informações da localização do usuário.

Apesar de existir um domínio do Google quando o assunto é pesquisa, muitos usuários utilizam os perfis sociais para conhecer melhor o negócios antes de tomar uma decisão.

Como o seu objetivo é atrair mais clientes para o seu negócio local, nada melhor que dar aquele “empurrãozinho” final com uma boa curadoria de conteúdos de marca.

Pronto para ser encontrado

Apesar de simples, o SEO local contempla dezenas de otimizações que, bem feitas, trazem grandes resultados para as empresas. Também vale lembrar que a todo momento surgem novas ferramentas e mudanças nos algoritmos, exigindo um trabalho constante por parte dos profissionais de marketing.

Leia também: Estar presente ou ser relevante nas mídias sociais.

Cada momento é uma oportunidade única para o marketing

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Dependendo do momento em que é contatado, um consumidor pode receber de maneira diferente uma mesma mensagem de marca

Você certamente já definiu com a palavra ‘momento’ alguma ocasião marcante de sua vida, tenha sido ela alegre, triste, solene, descontraída, festiva ou dedicada à reflexão. Foi, de qualquer forma, uma ocasião da qual você, por algum motivo, deverá recorde em algum instante futuro.

Graças a esse valor para nossa vida pessoal o momento tornou-se relevante para o marketing, que agora busca não mais somente construir os conteúdos mais adequados, e enviá-los pelos meios mais eficazes, mas também entregar as mensagens nos momentos mais propícios a interações favoráveis.

Bombardeadas por inúmeras informações simultâneas, provenientes de diversas fontes, as pessoas tornam-se cada dia mais seletivas na escolha dos conteúdos com os quais interagem. Dessa forma, a escolha do melhor momento para o disparo das mensagens tornou-se, realmente, fator capaz de contribuir significativamente o com o êxito ou o fracasso de uma ação.

Refinando oportunidades

Dentro das possibilidades abertas pelas ferramentas com as quais pode contar, o marketing sempre buscou estabelecer os momentos mais favoráveis ao contato com os consumidores. Nasceu dessa busca o já tradicional conceito do ‘marketing de oportunidades’, que entre outras coisas gerou a destinação de enormes volumes de verbas a eventos – como os grandes torneios esportivos e o Carnaval -, que envolvem as pessoas e as tornam mais predispostas ao consumo de determinados produtos.

Mas a evolução da tecnologia agora consolida o chamado ‘Moment Marketing’, que, como o nome diz, faz do conceito do ‘momento’ o fator que deve fundamentar uma mensagem ou uma ação.

Via tecnologia, o Moment Marketing busca linkar de maneira imediata as mensagens publicitárias e as informações relativas a determinado momento. Um exemplo: quando um aplicativo de trânsito informa que alguém está dirigindo em um local onde o trânsito está muito ruim, pode-se enviar no smartphone dessa pessoa uma mensagem convidando-a a visitar um estabelecimento localizado nas proximidades.

É possível também associar as mensagens online ao conteúdo que está sendo exibido na TV. Assim, se durante a transmissão de um jogo de futebol o locutor narra um gol, nesse mesmo instante alguém de interesse da marca pode receber uma mensagem relacionada àquele momento de comemoração (ou de tristeza, dependendo do time para o qual ele torce).

Mensagens sincronizadas

Entre as novas ferramentas tecnológicas que disponibilizam esse aproveitamento imediato das informações referentes a momentos vividos pelos consumidores aparecem as plataformas que monitoram continuamente a programação da TV, e que, identificando uma palavra de interesse de uma marca – caso do gol citado acima -, disparam mensagens para públicos pré-programados.

Tecnologia similar permite vincular as mensagens às informações dos aplicativos de trânsito, ou de previsões meteorológicas (por exemplo, disparando uma mensagem de um sorvete se a previsão for de calor).

Sincronizando as mensagens com as informações provenientes de outros canais – como os aplicativos de trânsito ou de meteorologia e a TV, entre outros -, essas soluções, assim como fundamentam o Moment Marketing, também tornam possível implementar ações multiplataformas, hoje indispensáveis para uma comunicação eficaz.

Trabalhar ou não com Digital Influencers? Eis a questão.

Influencers

Há anos, o uso de celebridades é uma das mais básicas estratégias das campanhas publicitárias. Nada mais óbvio que isso ocorresse também no meio digital.

No entanto, o que espantou muita gente foi o fato de que pessoas comuns, algumas sem talento especial, passaram a ditar regras para milhões de pessoas, simplesmente porque seu público se identificava com o que diziam.

O marketing de influência tem amadurecido.

Antes o sucesso do influenciador já era suficiente para chamar a atenção das marcas. Hoje a avaliação é estratégica e considera outros valores além dos grandes números, como reputação e integridade.

Isso não significa adotar automaticamente influencers com discursos padronizados de ativismo, como aqueles que constroem situações para divulgar um comportamento ilibado e forjar sua imagem.

Se for artificialmente construído (quase sempre é) poderá ser desmascarado mais tarde pela incoerência da sua postura.
Quando o influencer perde sua autenticidade também perderá o motivo de ter chegado onde chegou.

Como valores, é preciso levar em conta a própria postura profissional, como a veracidade dos números de seguidores e a forma de encarar o trabalho.

E o ponto de partida é sempre a identificação com o conteúdo do influenciador e a marca.

Há diversidade de perfis de influenciadores, não fique somente no ranking

Há aqueles óbvios que atingiram um papel de verdadeiras celebridades e diversos outros com voz de autoridades em diferentes áreas, tais como beleza, saúde, pet, gastronomia, moda.

É preciso lembrar que o universo digital também deu voz a profissionais que antes atuavam em nichos, como filósofos, professores e palestrantes com público bastante fiel.

Microinfluenciadores também passaram a ter voz nesse mercado e a fazer parte dos planos das campanhas.

Afinal, nem sempre é necessário investir num influenciador com um número de mais de 7 dígitos de seguidores para conseguir uma boa performance.

Vozes que gerem melhor identificação com liberdade criativa em ação espontânea conseguem mais engajamento do seu público-alvo.

Para ter sucesso no marketing de influência, entenda o que é relevante para seu público e adote influenciadores que estejam envolvidos numa comunicação recíproca com os fãs. Isso fará que o endosso da marca seja coletivo.

Antecipe-se aos desejos de seu cliente.

inbound

Como o Inbound Marketing pode ajudar você a expandir seus negócios.

Muitas empresas que querem crescer – tanto em vendas quanto em lucratividade – passaram a usar um poderosa estratégia de Marketing Digital: o Inbound Marketing.

Além de tornar a empresa competitiva, aumentando a presença no mercado, o Inbound permite criar uma bagagem valiosa sobre o comportamento dos clientes e, com isso, a empresa também economiza recursos financeiros e tempo da equipe de vendas.

Como funciona o Inbound

No planejamento, as tendências de comportamento são levantadas para conhecer a jornada de compra, desenvolver as personas e a régua de conteúdo.

Ou seja, você descobre o que seu público-alvo gosta e faz e oferece o que ele quer e precisa.

Muitas vezes, o cliente nem sabe que tem um problema e descobre com o conteúdo que é disponibilizado pelo Inbound. É aquela fase que chamamos de topo de funil.

Ela é muito importante, porque além de sua marca estar se antecipando aos concorrentes, o que ajuda a tornar você referência do público, faz a educação necessária para facilitar a conclusão do negócio posteriormente.

Como saber qual o momento correto?

Com a criação de canais de aquisição e de iscas sedutoras, os potenciais clientes são estimulados a oferecer uma contrapartida para continuar recebendo informações.

É aí que começa a jornada do Inbound Marketing, que se desenrola em fases: conteúdo de atração, de relacionamento e de solução.

As seis táticas para conquistar leads são:

– Criação de personas;

– Conteúdos incríveis desenvolvidos com técnicas de SEO;

– Táticas de Outbound (mídia digital Pay Per Click) para acelerar o ROI;

– Redes Sociais (boost e orgânicos);

– Landing Pages para hospedar materiais ricos e colher dados;

– E-mail Marketing (para relacionamento e ampliar BI);

Pelo próprio caminho do consumo de conteúdo, é possível entender os interesses e a fase das personas.

O conteúdo de fundo – sobre como resolver – estabelecerá o momento certo para fazer a abordagem mais direta.

O relacionamento depende, principalmente, da qualidade do conteúdo, do design, a roupa que veste os materiais ricos (deixe com profissionais) e da boa estratégia da régua com automação dos e-mails marketing.

O Inbound é muito utilizado em B2B, porque além de focar no alvo certo, considera as etapas da jornada de compra: primeiro quando o cliente ainda está num momento de reconhecer que existe um problema, depois que ele provavelmente tem esse problema evoluindo para as possíveis soluções.

A venda torna-se mais efetiva porque passa a considerar essa educação prévia antes de ter contato com vendas, além de se utilizar das informações do BI para potencializar o fechamento do negócio.

Ou seja, é aumento de performance e economia de tempo e recursos.

Algumas plataformas de Inbound Marketing permitem integração com as de CRM utilizadas pela equipe de vendas, o que melhora ainda mais a potencialização dos resultados.

Para conhecer alguns cases de Inbound Marketing, clique aqui.

Estar presente ou ser relevante nas mídias sociais

mídias sociais

Nos últimos anos, milhões de empresas aderiram às redes e marcaram presença.

Algumas se mantém presentes. Outras, conseguiram se tornar relevantes.

Estas entendem o retorno que o investimento em mídias sociais trouxe ao seu negócio na divulgação da marca, no engajamento da audiência, no aumento do tráfego do blog/site, na ampliação das vendas e no aumento do número de clientes.

Se sua empresa ainda não faz parte desse grupo, seu concorrente deve estar muito feliz com isso.

As mídias sociais são uma ferramenta poderosa, que além de ampliar o awareness da marca, permitem educar de forma frequente e ajudar na venda do produto.

E o melhor, elas são mensuráveis, geram aprendizado e não requerem investimentos milionários.

Mas se engana quem só enxerga a parte intuitiva das mídias sociais. Há muita tecnologia e estratégia por trás e um trabalho bem feito requer uma equipe especializada para fazer funcionar.

A falsa impressão de que administrar uma conta corporativa é tão fácil quanto uma conta pessoal tem decepcionado muita gente.

Há outros mitos que também podem por tudo a perder.

Precisamos falar mais sobre eles:

1.”O marketing em redes sociais é grátis”:

A primeira grande verdade: se o trabalho nas mídias sociais for mal feito, o preço que se paga é enorme.

Para um trabalho ser de nível profissional com resultados compatíveis, é preciso investir em desenvolvimento:

– Um bom planner que defina os KPIs, as personas e as estratégias, além de apontar as tendências e formas de abordagem.

– Uma equipe criativa de arte e texto, porque conteúdo original faz uma enorme diferença e, sem boas ideias, nada sai do lugar.

– Uma equipe de mídia/ BI para impulsionar estrategicamente os posts e analisar os indicadores chave de performance com as métricas essenciais para o negócio.

Além da equipe, tem também as plataformas de gestão que possibilitam acompanhar todas as menções e a geração de relatórios para o aprimoramento da estratégia.

E, claro, sem investir no impulsionamento dos posts, o resultado é ínfimo e não compensa o investimento mensal em desenvolvimento.

2.”A gestão é intuitiva”:

O fato de haver perfis pessoais que conseguem administrar suas próprias páginas não significa que façam isso com estratégia e atinjam seu potencial.

É preciso conhecimento de marketing digital e talento em comunicação, da criação de toda a curadoria à análise e atendimento pelo SAC. Saber lidar com crises também não é para qualquer um.

3.”Mais fãs é melhor”:

As plataformas deixaram de ser apenas uma página de relacionamento da marca já que o post orgânico não tem muita cobertura.

Com os investimentos, focados nas personas e seu comportamento, as redes sociais estão se consolidando como plataformas de mídia.

Isso significa que, ao anunciar, você pode atingir um número infinitamente superior aos fãs de sua página.

No entanto, há uma vantagem de se ter um número significativo de fãs: ao anunciar, o número do resultado orgânico cresce imensamente.

4.”Estar nas mídias sociais corre-se o risco de ter muitas reclamações”:

Não estar também corre. E o pior, você nem vai saber disso, perdendo a oportunidade de contornar o problema.

5.”Meu negócio é B2B, o meu público não está nas redes.”:

As pessoas não deixam de ser profissionais ao navegar pelas redes. 8 em 10 dizem que usam seu feed para encontrar conteúdo interessante com fins profissionais.

6.”Quanto mais posts, melhor é o resultado”:

Quantidade não é sinônimo de resultado. Você precisa se conectar com seu público, o que só ocorre com estratégias organizadas e estruturadas para gerar resultado.

Entender bem a jornada do cliente é a melhor maneira de planejar a frequência adequada com distribuição correta do conteúdo.

As redes podem ser pensadas como mídia de campanhas, com tempo determinado e foco nas personas e KPIs específicos. Ou para o tradicional relacionamento, com postagens mais regulares.

Tudo depende do seu objetivo e estratégia.

7.“São só posts em redes sociais”:

Não, não são. É uma poderosa forma de comunicação.

Quer conhecer mais sobre o trabalho da Zero11? Conheça um pouco de nosso trabalho digital aqui.

Brand Content, Content Marketing e Branded Entertainment

Brand Content

Tendência ou moda? Nenhuma das duas. Mas falar do assunto é obrigatório.

Não é nada novo fazer uso de conteúdo para vender uma ideia ou produto e ainda mudar o comportamento do público. Isso sempre existiu.

O que a internet fez foi ampliar sua importância, dando um salto na demanda por conteúdo.

Deixamos de ser passivos ao buscar as informações que queremos. Mas, com estratégias de alto nível, nos deixamos envolver pelos temas de nosso interesse.

Quando você menos percebe está lendo ou vendo algo que não previa inicialmente. Um assunto leva a outro por um caminho cuidadosamente planejado.

Mas o conteúdo não existe só no mundo digital. Muitas vezes, assuntos que bombam nas mídias sociais vem de grandes canais de massa.

A própria propaganda pode estimular o aprofundamento do assunto em outras plataformas. Você pode ler mais sobre esse assunto aqui:

O conteúdo desenvolvido com o propósito de valorizar a imagem de uma empresa ou marca, influenciar a opinião de prováveis consumidores pode ter vários formatos.

Brand Content, Content Marketing e Branded Entertainment. O que você precisa saber.

É importante saber que existe uma diferença nos objetivos e na forma de abordagem de conteúdos.

Entenda:

O Brand Content tem como ponto de partida o conteúdo que trabalha o posicionamento da marca para conquistar o consumidor.

Content Marketing requer o conhecimento sofisticado das personas para a produção de conteúdo relevante em diversos formatos e na periodicidade adequada.

Branded Entertainment usa a linguagem do entretenimento para criar e manter uma conexão emocional entre o público e a marca.

Um ponto muito importante para se desmistificar é que não basta ter um site com blog e alguns posts nas mídias sociais para que se diga que faz conteúdo.

Ele precisa chegar no público certo e conectá-lo com sua mensagem e marca, o que só ocorre com estratégias organizadas e estruturadas voltadas a resultado.

Como por exemplo, planejamento (baseado em comportamento das personas, ferramentas e decisões dos KPIs), execução (sem uma boa ideia na frequência adequada e com distribuição correta do conteúdo, nada sai do lugar) e mensuração (os KPIs – indicadores chave de performance, com as métricas que são essenciais para seu negócio).

As possibilidades de produção de conteúdo são imensas: shows, vídeos, artigos, infográficos, ebooks, posts, pesquisas, white papers, guias, webinars, quizzes, competições, virais, games, fóruns, depoimento celebridades, enfim.

Se você quer educar, ter reconhecimento, inspirar a decisão ou convencer, precisa saber o que inspira seu público.

Marca online: 5 formas de melhorar

A marca online esta se tornando mais importantes para o sucesso do marketing digital de uma empresa. Como o marketing digital se transforma em um ambiente móvel, fácil de usar, você precisa melhorar a sua marca.

Como fazer isso? Dê uma olhada nesta lista de Neil Patel, contribuidor da Forbes, e aplique as dicas em sua marca online.

1. Crescer sua presença nas mídias sociais.

Menção de marcas devem ter um lugar nas mídias sociais. Plataformas sociais compreendem uma vasta paisagem de interações digitais. Quanto mais as pessoas estão comentando, fazendo referência e discutindo sobre sua marca, há uma grande probabilidade de crescimento de menções de sua marca.

2. Construa sua marca pessoal.

As empresas são construídas nas costas de pessoas, empresários que trabalham duro, empregados leais e fãs apaixonados. A partir deste grupo de pessoas, os fundadores de uma empresa se destacam como os mais significativos para impactar e crescer a reputação da marca.

Mencionar o nome da empresa em outros contextos, o seu blog pessoal, convidados, menções offline etc. irá percorrer um longo caminho para melhorar o alcance da marca. A marca comercial e a marca pessoal podem se complementar de uma forma mútua. Cresça um e você crescerá o outro.

3. Falar em eventos.

Eu me pergunto se vale a pena ou não falar em conferências. Enquanto o ROI nas conferências não é tão grande como a recompensa de blogs, eu ainda recomendo. Por quê? Porque há menções de marca. As conferências são uma fonte potencial de menções de marca.

Como os participantes tuítam, postam nos blogs e cobrem a conferência em suas plataformas digitais, as menções de sua marca decolam. Como mencionado acima, a marca pessoal é uma característica fundamental de ganhar menções. Falando em eventos, é uma das formas de melhorar a sua marca pessoal e a sua marca de negócios.

4. Blogs

Uma maneira brilhante para construir sua marca online é através de blogs. Blogs são frequentemente vistos como uma maneira dissimulada de construção de links. Na realidade, blogs continuam a ser uma força poderosa para o marketing de conteúdo inteligente. A recompensa real do visitante do blog não é o link, em muitos casos um link pode até ser removido pelo editor.

O verdadeiro valor de blogs é satisfazer as necessidades, ajudando os outros e fornecendo informações de alto nível. Blogs em geral não possuem uma ligação envolvida, mas também ajudam a aumentar a menção da marca. Quanto mais sua marca é mencionada, melhor ela irá se destacar no digital.

5. Interagir em fóruns.

Fóruns parecem um método antigo de marketing, mas eles ainda estão em alta. Olhe o Reddit, por exemplo, uma das plataformas mais populares no estilo de fóruns. O LinkedIn e seus grupos são um outro exemplo de fórum com um enorme potencial de marketing. Essas plataformas de discussão online são uma das melhores maneiras de melhorar as menções de marca.

Por um lado, eles lhe dão a oportunidade de mencionar, mas eles fornecem um outro ângulo. Fóruns permitem que os participantes discutam a marca. A discussão é um sinal que a marca é mais do que uma estatística, é uma presença orgânica que garante o interesse de um público amplo. “As marcas têm, de fato, uma mão na criação de um novo formato de anúncio que coloca a voz do cliente em exposição.”

Já sabe como melhorar a sua marca online? Não? Entre em contato conosco.