2020: será mesmo o ano do Podcast no Brasil?

“Esse vai ser o ano do podcast no Brasil”. Essa frase, já usada até mesmo com um tom de brincadeira pelos produtores e ouvintes, é dita (quase religiosamente) em todos os anos. Mas mesmo sem nunca ter tido um “boom” de audiência, a mídia vem, ano a ano, pouco a pouco, tendo um crescimento de ouvintes.

Tá mas o que, exatamente, é um podcast?

Em pleno 2020, com podcasts produzidos pela Rede Globo, ações no metrô de São Paulo, é bem difícil que alguém não tenha, pelo menos, ouvido falar na palavra podcast, mas, supondo que você tenha caído aqui de paraquedas: podcast é, basicamente, um programa de rádio, mas que pode ser ouvido à qualquer hora, sob demanda.

Tudo bem, essa explicação foi uma grande simplificação do que realmente é um podcast. Notícias, música, críticas, bate-papo, narrações, audio-dramas. Todos cabem dentro do podcast. Não existe certo ou errado na mídia. Não importa se é uma pessoa só, gravando com seu celular, ou se várias, dentro de um estúdio com uma super produção. Todos têm seu espaço.

E qual é a grande vantagem de se ter um podcast?

A principal vantagem da mídia é sua “portabilidade”. O fato de não ser uma mídia física (como um livro), nem visual, faz com que o podcast possa ser consumido em conjunto com alguma outra atividade do dia-a-dia. “No trajeto casa/trabalho”, “lavando a louça” e “praticando atividades físicas” foram as opções mais marcadas pelos ouvintes de podcast na PodPesquisa 2019.

Além disso, o podcast possui uma base de ouvintes com grande fidelidade (segundo a mesma pesquisa, a maioria dos ouvintes é consumidor do formato há mais de 5 anos) e que vem ganhando ainda mais espaço, graças aos novos investimentos de gigantes apostando na mídia, como Google, Amazon e Spotify (esse último que vem criando, até mesmo, programas exclusivos para sua plataforma, como o caso recente do podcast de Michelle Obama, ex-primeira dama dos Estados Unidos).

Já como ferramenta de propaganda, a mídia também não fica atrás. Ainda segundo a PodPesquisa, mais de 60% dos ouvintes responderam que já compraram pelo menos um produto anunciado em algum podcast, enquanto mais de 80% respondeu que sempre presta atenção nos anúncios dos episódios, principalmente quando têm a ver com o tema (uma excelente opção para ações com branded content).

Mas o que mudou em 2020?

Principalmente por conta da quarentena e do distanciamento social, o número de produtores e ouvintes de podcast aumentou consideravelmente nesse ano.

Segundo o Spotify, o app tem mais de 65 milhões de ouvintes de podcast (aproximadamente 21% de toda sua base de usuários) e já conta com mais de 1 milhão de programas cadastrados na plataforma.

Se mesmo com todos esses números você ainda tem dúvidas de que vale a pena produzir (ou anunciar) em podcasts, fale com a gente. Temos o ótimas ideias pra sua marca mergulhar de cabeça nessa mídia.

Leia também: Fale com seu público -literalmente -, valendo-se do áudio marketing

Compartilhe:
Compartilhar linkedin Compartilhar twitter Compartilhar facebook Compartilhar whatsapp Compartilhar e-mail
Comente:

E-mail*
Nome*
Mensagem