Tacitá alcança 7,5 milhões de pessoas no ambiente digital

Tacitá alcança pessoas no ambiente digital

Foi num cenário de oportunidade e alta competitividade que o marketing digital se tornou uma ferramenta poderosa de comunicação para Tacitá, levando a marca para mais de 7 milhões de pessoas no ambiente digital.

O marketing digital é essencial para alcançar públicos que estão buscando solucionar seus problemas. Com diversas possibilidades de formatos, as mensagens podem atrair tanto novos usuários com dores semelhantes quanto consumidores leais da marca ávidos por conteúdos relacionados aos temas de interesse.

Além disso, a saúde capilar desperta interesse e necessidade em um amplo público, sendo um tópico rico para envolver o consumidor. 

No entanto, com o aumento da conscientização sobre cuidados com o cabelo e a oferta crescente de produtos no mercado, a estratégia de comunicação adotada faz toda a diferença.

O Poder do Marketing Digital de Tacitá

A queda de cabelo é uma preocupação comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. E não é de hoje. No início do século XX, a propaganda já divulgava tônicos capilares para combater a queda de cabelos. 

Uma centena de anos depois, o problema alcançou mais cabeças e a vontade de encontrar produtos certos, também. 

A Zero11, agência responsável pela comunicação digital de Tacitá, um completo blend de ativos, vitaminas e minerais para a saúde dos cabelos e unhas, cria campanhas digitais que possam conversar com o consumidor em todas as fases da jornada de compra. 

Desde aqueles que estão começando a perceber a queda de cabelo até consumidores leais da marca são alvo das campanhas digitais de Tacitá nas redes com formatos de conteúdos diversos. Com um mix de comunicação amplo, a marca alcançou 17 milhões de pessoas só no ano passado, com previsão de aumento para esse ano.

Outro ponto muito importante é o engajamento nas redes que permitem que Tacitá se envolva ativamente com seu público. Isso não apenas ajuda a construir relacionamentos mais fortes com os consumidores, mas também permite compartilhar informações úteis sobre os benefícios do suplemento.

Construção de valor da marca por meio de vínculos com o público

Um elemento essencial para se estabelecer confiança é criar várias camadas de interação com o consumidor para além do produto. Essa interação oferece uma relevância experiencial além de aumentar a atratividade para novos públicos no ambiente digital.

Rosana Ameixieira, CCO da Zero11, conta que a interação do público com as campanhas trazem ótimos insights. “Identificando tendências de comportamento, conseguimos nos antecipar ao mercado trazendo respostas estratégicas diferenciadas e ideias novas para consolidar a marca”, explica a publicitária.

Pilares da comunicação de Tacitá no ambiente digital

As campanhas de Tacitá no ambiente digital estão baseadas em quatro pilares importantes: conteúdo de qualidade, monitoramento em tempo real, conversa constante com o público e awareness. 

1. Conteúdo de Qualidade

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As campanhas de Tacitá utilizam uma variedade de ferramentas para criar e compartilhar conteúdo de qualidade. Como, por exemplo, um hub de conteúdo da marca que despertou tanto o interesse do público fazendo crescer a base de cadastrados. Foram quase 240 mil visitas interessadas em matérias, vídeos, videocast, infográficos e diversos tipos de conteúdos que auxiliam o consumidor a entender mais sobre a saúde do cabelo e das unhas além de como o suplemento pode ajudar. 

Esse conteúdo não apenas fornece valor aos consumidores, mas também ajuda a construir a autoridade da marca no mercado. Além disso, permite que Tacitá esteja presente em toda a jornada de compra do consumidor. 

2. Monitoramento em Tempo Real

Uma das vantagens do marketing digital é a capacidade de rastrear e medir o desempenho em tempo real. Ao acessar métricas detalhadas, as campanhas de Tacitá têm estratégias rapidamente ajustadas e otimizadas para a melhora de desempenho.

3. Conversa constante com o público

Conversar começa por ouvir o consumidor. A inteligência de dados aplicada às campanhas de Tacitá também ajuda a entender o comportamento do público quanto à atratividade das mensagens e às plataformas e formatos mais eficientes. 

Além disso, as mídias sociais de Tacitá, por serem excelentes locais para responder a perguntas, fornecer suporte e recomendar conteúdos, têm um engajamento crescente. Em 2022, tivemos mais de 1.500 interações sociais entre informações, recomendações,  elogios, etc. 

4. Campanhas Awareness

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O marketing digital tem sido uma ferramenta poderosa para divulgar Tacitá. A consciência da marca e a descoberta da categoria como aliada têm crescido ano a ano. 

Foram 29 milhões de impactos só no ano passado. Direcionadas para pessoas que pesquisam ativamente soluções para a queda de cabelo, as campanhas de awareness desenvolvidas para Tacitá colocam a marca cara a cara com seu público.

Leia também: Linha Explanté conquista público com conteúdos atraentes

Linha Explanté conquista público com conteúdos atraentes

Linha Explanté conquista público com conteúdos atraentes

O marketing de conteúdos atraentes começa antes de mostrarmos que a marca tem bons produtos ou serviços. É útil para o consumidor descobrir algo que não sabia, aprender uma novidade e isso o atrai de forma natural. Um exemplo desse trabalho é o marketing content desenvolvido pela Zero11 para a linha Explanté, com o produto colágeno e antioxidante.  

Linha Explanté

O público é atraído pelo conteúdo nos mais diversos canais digitais e formatos. Conteúdos para posts, matérias, vídeos de receitas, de entrevistas e ação com influenciadores abraçam o interesse e a curiosidade do consumidor. Com conteúdos relevantes, a marca entrega valor e conquista a confiança do seu público tanto nas redes sociais quanto no site.

Em contrapartida, o consumidor segue os canais da marca, faz elogios, interage com a campanha ou preenche o seu e-mail para receber mais conteúdo. Tudo isso amplia a experiência com a marca que resulta numa compra natural do produto.

Quer saber como a Linha Explanté conquistou públicos com conteúdos atraentes? Então, continue lendo e confira!

Conteúdo para quem tem mais de 30 anos.

Quando se trata de envelhecimento da pele, logo se pensa em mulheres maduras. No entanto, aos 30 anos, a mulher já percebe uma perda de colágeno na pele que começou anos anteriores (1% ao ano). É nessa fase também que o autocuidado aumenta e as mulheres estão mais abertas às informações de beleza. 

Nada mais natural, portanto, que trazer conteúdo para essas mulheres também. Perda de colágeno e necessidade de antioxidantes para combater os radicais livre são descobertas importantes para que essas mulheres aprendam a se prevenir desde cedo. 

Para as mulheres maduras, fica claro que informação é poder. E o público de Explanté tem gostado muito disso. 

Leia Tenho só 30 e poucos anos, mas minha pele não é mais a mesma. Isso é normal?  

Conteúdos atraentes e orientados por dados

Além de atender o objetivo do conteúdo, como, por exemplo, atrair novos consumidores, converter, otimizar o site ou nutrir o relacionamento com o público, o assunto do conteúdo deve ter uma utilidade real na vida do leitor. Por isso, a régua de conteúdo é orientada por data driven, ou seja, por dados. 

Ao descobrirmos o que o público quer e o que não quer, o que precisa e o que está aberto a aprender, encontramos insights que fazem a diferença na definição da estratégia de conteúdo.

Mas sem dúvida, o que diferencia a marca das demais é a resposta criativa aos dados. 

Brand Awareness: como tornar sua marca um sinônimo de qualidade

Brand Awareness: como tornar sua marca um sinônimo de qualidade.

Vamos fazer um exercício mental: “hastes de plástico com algodão nas pontas”, “palha de aço”, “buscador digital”, “refrigerante de cola”, “goma de mascar”, “lâmina de barbear”. Com certeza, mesmo que eu tenha usado as categorias dos produtos, sua mente não demorou nada para associá-los a uma marca específica, não é?

É justamente disso que se trata o conceito de Brand Awareness, ou seja, “Consciência de Marca”: o quanto a sua marca é reconhecida, o quanto o público pensa nela ao ouvir sobre o produto que você oferece.

Uma das principais vantagens de se estabelecer um forte brand awareness é a confiança que aumenta a fidelidade do consumidor, afinal de contas, a percepção quanto a qualidade está praticamente garantida. 

Ter um bom awareness não significa ser o mais lembrado, se for valorizado pelo seu público-alvo é uma conquista e tanto. Mas o Brand Awareness está diretamente relacionado ao alcance e conexão com seu público, seja ele de massa ou específico. Isso explica por que uma marca de refrigerante investe além de publicidade, no patrocínio de eventos e tem ítens com sua marca espalhados pelos mais diversos segmentos, de roupas a material escolar.

Muitas marcas têm se expandido além do negócio principal. Quando ela se torna um “selo de qualidade”, é possível levá-la para outros produtos, como é o caso da Samsung, que produz desde microchips e smartphones, até navios de carga, ou o caso da Red Bull que, além de sua linha principal de energéticos, também coloca sua marca em música (através do selo Red Bull Records) e até mesmo de seu programa aeroespacial.

Tá certo, e como eu amplio o Brand Awareness da minha marca? 

Uma marca precisa ser reconhecida pelo seu público potencial. Quando se trata de um produto para consumo de massa faz sentido ser popular nesse nível. No sentido inverso, produtos de nicho de mercado precisam ser valorizados por seu público específico. Em mercados B2B, o alvo pode ser uma agulha no palheiro.

Para cada caso, há estratégias assertivas na conquista da força da marca. Se quer atingir milhões de pessoas, as mídias de massa, como TV, rádio, OOH são o meio mais rápido e de maior impacto. A mídia digital entra como forte aliada tanto para o grande público quanto para o específico, estabelecendo um relacionamento e construindo autoridade. Patrocínios, merchandising, eventos, PR, brand content também são estratégias de sucesso usadas na construção de marcas fortes. 

Ter uma visão multiplataforma é fundamental, porque a resposta estará focada na solução de problemas e alinhamento com a expressão da marca. Ficou interessado em ampliar o potencial que sua marca tem? Então entra em contato com a Zero11 e aproveite a expertise de quase 30 anos de experiência para levar a mensagem da sua marca diretamente a quem mais importa.

Produção de Conteúdo: 3 caminhos (e as “pedras” nesses caminhos)

Produção de Conteúdo: 3 caminhos (e as “pedras” nesses caminhos)

Hoje em dia, com todo mundo cada vez mais conectado, sempre com acesso a computadores, tablets, celulares e, principalmente, no cenário atual, com muita gente dentro de casa, o consumo de conteúdo tem se intensificado bastante e, claro, com isso, a busca por conteúdo relevante se torna ainda maior.

Você já pensou em criar conteúdo sobre o universo de suas marcas, que não fale diretamente do que você oferece, mas que motive e instigue o seu cliente a se interessar um pouco mais sobre o que você faz? Então confere três dicas de mídias onde você pode estar:

1 – Vídeo: Canal no Youtube

Esse, provavelmente, deva ser o primeiro que aparece na cabeça de quem pensa em começar a produzir conteúdo pra internet. Desde a grande “explosão” dos vloggers, por volta de 2010, produzir conteúdo pro YouTube se tornou o projeto, e sonho, de bastante gente.

Além, é claro, dos canais pessoais, diversas marcas também criaram seus próprios canais para apresentar novos conteúdos diversificados e focados em trazer a atenção do consumidor. Alguns canais tem até a participação de influencers, mas sempre lembrando da marca.

Claro que, embora seja simples, criar um canal não é exatamente uma tarefa fácil. É preciso ter dedicação e periodicidade no seu conteúdo pra sobreviver “contra” o algoritmo do YouTube. O trabalho por trás das câmeras é tão importante quanto o trabalho na frente da lente. Investir na qualidade de produção e edição é o caminho para um canal de qualidade.

2 – Áudio: Podcast

Já falamos por aqui um pouco de tudo o que vem acontecendo com o podcast, principalmente no cenário atual. Mesmo ainda sendo uma mídia relativamente nichada, o podcast tem sido cada vez mais difundido e recebendo investimento e projetos de grandes empresas, como o Spotify, a Globo e até mesmo o The New York Times.

Diferentemente do YouTube, que geralmente apresenta conteúdos mais rápidos, o podcast gerou uma base de ouvintes acostumada a consumir episódios de 2 horas ou até mais. É uma opção para quem procura produzir conteúdo ainda mais aprofundado, mesmo que sem o auxílio visual.

Mesmo tendo essas diferenças do YouTube e não te “algemando” a um algoritmo, o podcast também exige bastante dedicação. A principal chave é a periodicidade. Se você fez um “acordo” com seus ouvintes de que o podcast seria postado dia X da semana, é importante que isso seja cumprido, afinal, existem vários outros programas.

Além disso, é importante lembrar que, sem o auxílio de vídeo, no podcast, a qualidade do áudio é de extrema importância. É possível começar com o básico mas, conforme os episódios vão passando, é importante entregar um produto bom para os ouvintes. Ninguém quer passar mais de uma hora escutando um áudio com eco, ruído, ou que parece ter sido gravado dentro de uma “lata”, não é mesmo?

Leia também: Escute o cliente. E o que o cliente escuta, também

3 – Texto: Newsletter

Por fim, mas não menos importante, afinal, é assim que estamos nos comunicando agora: o texto ainda é uma ferramenta essencial, podendo ser tão curta quanto um tweet, até tão longa quanto uma saga de livros.

Mas se você quiser produzir textos, longos ou curtos, tanto faz, a newsletter abraça todos eles. Ela pode conter um apanhado de textos previamente publicados (a exemplo de uma “coletânea” periódica) ou pode ser composta exclusivamente de conteúdo novo, para aqueles consumidores que se inscreveram para receber mais notícias.

Logicamente, depois de enviar a newsletter, o trabalho “pesado” está feito, mas ainda existe todo um cuidado que deve ser feito de acompanhamento de resultados. Sua newsletter está chegando, mas ela está sendo aberta? Está sendo lida? O conteúdo tem se mostrado realmente relevante para quem assinou? Quanto mais você for “refilando” seu público, mais você consegue adequar seu conteúdo às expectativas dos assinantes.

Como deu pra notar, existem vários possíveis caminhos de criação de conteúdo, mas nem tudo é tão fácil quanto parece. Independente de qual for a sua necessidade ou a sua escolha de formato para produzir seu conteúdo, a Zero11 está pronta para te ajudar nessas produções, até mesmo nas partes mais complexas de tudo isso. Mande um e-mail com os problemas que tem enfrentado, seus objetivos e dê o primeiro passo.

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