Saiba determinar os melhores canais de aquisição de clientes

Para consolidar ou expandir negócios é preciso definir o mix de canais mais eficazes para a conquista de novos consumidores

Conseguir novos clientes é tarefa indispensável para qualquer marca. Seja ela já bem estabelecida – que assim expande suas vendas, ou ao menos mantém seu share -, seja outra que apenas ingressa em um mercado, e que somente angariando clientes conseguirá estabelecer-se.

Atualmente, existe um vasto acervo de canais de aquisição de clientes, cada um deles mais ou menos adequado a um posicionamento de marca, ao perfil de seu público, ao estágio do relacionamento entre ambos.

Considerando esses e outros fatores, é importante então definir quais deles mostram-se mais capazes de atingir os objetivos visados por uma ação, ou mesmo para fundamentar uma estratégia mais perene.

A hora da buyer persona

Teoricamente, qualquer ação pode resultar na aquisição de um novo cliente. Afinal, alguém pode decidir comprar algo apenas porque viu-o anunciado em uma ocasião e em um meio qualquer, ou ouviu algum amigo falar sobre aquilo.

Mas, como marca nenhuma tem poder para estar continuamente em todos os meios, nem pode simplesmente esperar que os consumidores apareçam, é necessário montar uma estratégia mais assertiva, fundamentada no conjunto de canais com maior potencial de atrair clientes.

A figura central dessa estratégia deve ser o buyer persona: em outras palavras, um personagem que sintetize o máximo possível das informações típicas dos clientes, reais e potenciais, de uma marca.

É uma representação fictícia, porém baseada em informações bem concretas, provenientes de diversas fontes: pesquisas de mercado, equipes de vendas, canais de atendimento, dados referentes aos clientes mais habituais e mais rentáveis.

A persona da marca deve ter uma realidade pessoal baseada em dados como idade, profissão, hábitos, influências e desejos, preferências de consumo de produtos, serviços e informações.

A partir dessa figura do cliente típico, ficará mais fácil saber como chegar a novos consumidores: até porque os canais aos quais ela mais recorre devem fazer parte das informações componentes da buyer persona.

Possibilidades diversas

A aquisição de clientes não é uma atividade que se encerra em si mesma: deve, sempre, constituir, uma etapa de um ciclo composto pela integração das diversas ferramentas integrantes do marketing e a comunicação. E é importante realimentar esse processo com as informações geradas pelos novos clientes, valiosos subsídios para a conquista de outros (sem contar que cada cliente conquistado deve ser trabalhado de forma a ser fidelizado).

Entre os diversos canais de aquisição de clientes atualmente disponíveis, se destacam:

  • Marketing digital – SEM (Search Engine Marketing), SEO (Search Engine Optimization), Social Ads: certamente conquista-se clientes com estratégias bem elaboradas, definidas a partir de uma precisa definição das personas, de links patrocinados, de otimização de conteúdos para os rankings dos buscadores, de publicidade nas redes sociais.
  • Marketing de Conteúdo: conteúdos em blogs, e em outros ambientes, permitem desenvolver um processo de aquisição de clientes que, valendo-se dos preceitos do Inbound Marketing, fornece conteúdos distintos para cada momento da jornada de compra do cliente, ampliando as chances de conduzi-lo até a compra.
  • Relações Públicas: inserindo informações de interesse da empresa ou marca, essa ferramenta entrega informações capazes de iniciar um relacionamento que pode conduzir ao consumo.
  • E-mail marketing e newsletter: quem assina uma newsletter, ou aceita receber e-mails – especialmente trazendo conteúdos relevantes, e apresentados de forma personalizada -, tem mais chances de adquirir os produtos ou serviços da marca autora dessas ações.
  • Eventos on e offline: não é de hoje que a presença em eventos – próprios ou de terceiros -, constitui excelente canal de atração de clientes (ou ao menos de prospects). E essa potencialidade ganhou ainda alcance maior com a possibilidade de realização de lives, fóruns, e outros gêneros de eventos online.
  • Comunidades: uma comunidade estabelecida a partir de um interesse comum entre a marca e seu público tanto aprofunda o relacionamento com quem já é cliente quanto pode ajudar a trazer mais gente para esse relacionamento (e posteriormente gerar consumo).
  • Indicações e parcerias com outras empresas: recompensar quem indica um novo cliente, e aliar-se a empresas que tenham alguma afinidade com seu público – tipo: “Adquirindo algo de minha empresa, você terá benefícios em outras empresas” -, podem ser alternativas bem interessantes para trazer novos usuários para seus produtos e serviços.
  • Vendas: parece totalmente redundante dizer que os canais de vendas constituem canais de aquisição de clientes. Mas é preciso pensar que através deles pode-se manter, com quem já é cliente, um relacionamento que leve à ampliação dos tíquetes médios de compras, e gere a compra de outros produtos e serviços da empresa ou marca. Até mesmo no e-commerce, o pós-venda é fundamental.

Medir e experimentar

Como já foi dito, a correta definição dos melhores canais de aquisição de clientes tem relação muito direta com a marca, com seu público, com seu modelo de negócios, com seu estágio de desenvolvimento.

Para um produto novo, cujos benefícios precisam ser demonstrados, talvez seja interessante uma estratégia de conteúdo capaz de detalhar as informações relacionadas a seu uso e a suas vantagens. Já uma marca bem estabelecida, que deseja atingir um grupo de consumidores com o qual realiza poucos negócios, pode obter bons resultados com eventos destinados a esse perfil de público.

E é preciso utilizar métricas que avaliem continuamente o retorno proporcionado por cada canal. Mensure não apenas a quantidade de clientes trazida por um canal, mas também o custo de aquisição referente a cada um deles, e os valores que os clientes que eles trazem geram para a empresa.

Mas as indispensáveis métricas não devem inibir a busca por novas possibilidades: teste, experimente, busque outros caminhos para chegar ao consumidor que pretende atingir, enquanto segue utilizando os canais que estão trazendo resultados. A ousadia e inovação também podem constituir importantes atributos para uma marca que pretende conquistar novos clientes.

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