O Business Intelligence e o Bigdata: o novo oráculo do mundo dos negócios

O primeiro passo é entender o que o Business Intelligence é e o que não é. 

Troque a ideia de ferramenta para processo. Utilize técnicas e conceitos que entregam informações sobre o negócio e o mercado. Em vez de medir somente o desempenho passado, tenha dados estruturados que dêem suporte online às decisões para poder também prever o futuro. Você tem aí seu Business Intelligence.

Além de coletar e organizar, o BI também deve fornecer insights para os gestores.

Tudo começa pela definição dos KPIs (Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-chave de Performance) e o planejamento de um dashboard que organize as informações. A análise dos dados deve facilitar as conclusões e o monitoramento dá suporte às decisões.

As ferramentas de BI tangibilizam de forma personalizada todas as informações necessárias para sua tomada de decisão. E o Big Data minera os dados.

Leia também: Antecipe-se aos desejos de seu cliente

Big Data e BI são a mesma coisa?

O Big Data é construído com dados originados de diversas fontes. Quanto maior volume e velocidade de atualização, melhor. O importante é a correlação entre os dados. Essa é a sacada!  Ele foca na descoberta das correlações, por isso, nem sempre saberemos os motivos delas já que mostram caminhos antes desconhecidos.

A complexidade depende da maturidade da empresa que pode usar tanto dados do ambiente interno quanto da concorrência, tendências de comportamento e perfis de público, por exemplo.

Inclui Social Data (inclui dados da internet, redes sociais, aplicativos, demográficos e comportamentais), Enterprise Data (RH, finanças, vendas, logística) e Personal Data (celulares, relógios, carros, TVs e eletrodomésticos).

Quais os principais ganhos em construir um ótimo BI e ter um Big Data juntos?

Vale a pena usar toda a tecnologia de dados a seu favor. Criando atalhos para a inovação, você coloca sua empresa no futuro.

Se ainda não começou, o importante é dar os primeiros passos, construindo sua base de dados de forma planejada e consistente.

Ao aliar BI e Big Data, seus ganhos serão muito maiores. Veja alguns deles:

  • Diminuição de custos: com decisões mais embasadas e otimização do tempo de análise
  • Maior acerto nas decisões: com relatórios otimizados de conteúdos estratégicos
  • Colabora na definição de múltiplos cenários
  • Impacta positivamente em todos os setores da empresa: maior produtividade pelo ganho de velocidade nos processos e rotinas
  • Medem retorno de campanhas e ações para inspirar melhores performances futuras
  • Faz avaliação comportamental dos públicos da empresa, impactando nas decisões sobre produtos e serviços oferecidos, assim como nos canais de venda e de contato com o cliente.

No Brasil, muitas empresas já implantaram esses conceitos e estão liderando inovações. Se você ainda não começou, ainda dá tempo. Mas não demore tanto que acabe deixando você fora do mercado.

Leia também: Realidade virtual e realidade aumentada: trazendo a imaginação para encantar a vida real

Compartilhe:
Compartilhar linkedin Compartilhar twitter Compartilhar facebook Compartilhar whatsapp Compartilhar e-mail
Comente:

E-mail*
Nome*
Mensagem