O Business Intelligence e o Bigdata: o novo oráculo do mundo dos negócios
O primeiro passo é entender o que o Business Intelligence é e o que não é.
Troque a ideia de ferramenta para processo. Utilize técnicas e conceitos que entregam informações sobre o negócio e o mercado. Em vez de medir somente o desempenho passado, tenha dados estruturados que dêem suporte online às decisões para poder também prever o futuro. Você tem aí seu Business Intelligence.
Além de coletar e organizar, o BI também deve fornecer insights para os gestores.
Tudo começa pela definição dos KPIs (Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-chave de Performance) e o planejamento de um dashboard que organize as informações. A análise dos dados deve facilitar as conclusões e o monitoramento dá suporte às decisões.
As ferramentas de BI tangibilizam de forma personalizada todas as informações necessárias para sua tomada de decisão. E o Big Data minera os dados.
Leia também: Antecipe-se aos desejos de seu cliente
Big Data e BI são a mesma coisa?
O Big Data é construído com dados originados de diversas fontes. Quanto maior volume e velocidade de atualização, melhor. O importante é a correlação entre os dados. Essa é a sacada! Ele foca na descoberta das correlações, por isso, nem sempre saberemos os motivos delas já que mostram caminhos antes desconhecidos.
A complexidade depende da maturidade da empresa que pode usar tanto dados do ambiente interno quanto da concorrência, tendências de comportamento e perfis de público, por exemplo.
Inclui Social Data (inclui dados da internet, redes sociais, aplicativos, demográficos e comportamentais), Enterprise Data (RH, finanças, vendas, logística) e Personal Data (celulares, relógios, carros, TVs e eletrodomésticos).
Quais os principais ganhos em construir um ótimo BI e ter um Big Data juntos?
Vale a pena usar toda a tecnologia de dados a seu favor. Criando atalhos para a inovação, você coloca sua empresa no futuro.
Se ainda não começou, o importante é dar os primeiros passos, construindo sua base de dados de forma planejada e consistente.
Ao aliar BI e Big Data, seus ganhos serão muito maiores. Veja alguns deles:
- Diminuição de custos: com decisões mais embasadas e otimização do tempo de análise
- Maior acerto nas decisões: com relatórios otimizados de conteúdos estratégicos
- Colabora na definição de múltiplos cenários
- Impacta positivamente em todos os setores da empresa: maior produtividade pelo ganho de velocidade nos processos e rotinas
- Medem retorno de campanhas e ações para inspirar melhores performances futuras
- Faz avaliação comportamental dos públicos da empresa, impactando nas decisões sobre produtos e serviços oferecidos, assim como nos canais de venda e de contato com o cliente.
No Brasil, muitas empresas já implantaram esses conceitos e estão liderando inovações. Se você ainda não começou, ainda dá tempo. Mas não demore tanto que acabe deixando você fora do mercado.
Leia também: Realidade virtual e realidade aumentada: trazendo a imaginação para encantar a vida real