O marketing digital no pós-coronavírus

Indicações, Whatsapp e conteúdos mais extensos são tendências que devem ganhar força no marketing online posterior à pandemia.

A intensificação do uso dos canais digitais acelerou ainda mais com o advento do coronavírus. Obrigadas a se distanciarem fisicamente, mais pessoas passaram a se valer frequentemente desses canais. E recorreram a eles para praticamente todas as atividades: contatos cotidianos, tarefas profissionais, comemorações, acesso a conteúdos e a entretenimento, compras, compras, relacionamento com marcas.

No “novo normal”, que se imagina seguirá a pandemia, as pessoas certamente voltarão a se encontrar presencialmente, irão a shows, viajarão, participarão de eventos. Também irão a lojas e centros comerciais, o que indica desde já a grande quantidade de consumidores que rapidamente se aglomerou a cada anúncio de reabertura de lojas e shopping centers.

Mas elas não se esquecerão das funcionalidades e comodidades percebidas quando dependiam quase exclusivamente de celulares e computadores para suas tarefas e suas atividades. Resultado: crescerá ainda mais a relevância do marketing digital. É, portanto, fundamental visualizar já as tendências e ferramentas que devem ganhar força nesse universo do marketing.

Eis algumas delas:

Marketing de Indicação

É bem conhecido o valor de uma indicação de alguém no processo de decisão de compra; da mesma forma, sabe-se que as mídias digitais conferiram escala muito maior a esse tipo de influência pessoal.

Com as pessoas comunicando-se mais pelos canais online, e usando-os também para as compras, pode ser uma boa apostar no Referral Marketing, como é designada a estratégia de aproveitamento de quem já é cliente para alavancar mais vendas (ou ao menos mais leads).

Um jeito de implementar essa estratégia é criar um programa que incentive quem já usa seu produto ou serviço a indicá-lo para familiares e amigos, recompensando as indicações, ou criando concursos para estimulá-las.   

Marketing de Influência

Paralelamente ao fortalecimento da indicação, deve seguir em alta a utilização dos influenciadores, que, também eles, recomendam marcas, produtos e serviços.

Estudo realizado pela FAAP (Faculdade Armando Alvares Penteado), em parceria com a plataforma Socialbakers, referenda essa expansão da relevância dos influencers mostrando que no primeiro trimestre deste ano cresceu significativos 17,3% a quantidade média de seguidores de celebridades e influenciadores digitais no Instagram, relativamente ao trimestre anterior.

Mas é preciso muito critério na escolha de um influenciador, pois qualquer atitude de um deles pode respingar na marca que a ele se associa. Não à toa, grandes marcas logo deixaram de patrocinar alguns conhecidos influencers brasileiros, que tiveram atitudes aparentemente triviais – como um simples encontro entre amigos -, mas pouco condizentes com as normas impostas pelo combate à pandemia do coronavírus.

Marketing de conteúdo

Já há tempos um dos pilares básicos de uma eficaz estratégia de relacionamento, o conteúdo deve tornar-se ainda mais importante em um contexto no qual as pessoas, obrigadas a restringir contatos pessoais e atividades presenciais, têm mais tempo para acessar informações, e mais disposição para buscar o que realmente lhes seja relevante.

Uma boa estratégia de conteúdo permite otimizar estratégias de SEO, criar base estáveis de relacionamento, reduzir custos (relativamente às ações pagas nas principais plataformas de mídia digital).

E, com as pessoas permanecendo mais tempo em casa, pode até haver espaço para conteúdos mais vastos, tipo: um canal no YouTube, ou um ebook mais alentado. Para públicos mais interativos, pode-se pensar em alguma espécie de conteúdo colaborativo; em ações voltadas a perfis mais profissionais, talvez caibam webinários.

Inbound Marketing e Relacionamento

Por si só, o conteúdo é um importante instrumento de relacionamento entre marca e público. Mas é através de uma estratégia de Inbound Marketing que ele pode fazer esse relacionamento crescer de forma gradativa, porém duradoura.

No Inbound Marketing, um conteúdo deve ser pensado não apenas para gerar melhor posicionamento em buscas – ou mesmo vendas imediatas -, mas principalmente como meio de geração de novos leads, e de alimentação do relacionamento com os leads já presentes na base de dados (e, obviamente, também como um trabalho de branding). Com certeza, em algum momento isso resultará em vendas.

Audio Marketing

Seguirá crescendo o uso do áudio como ferramenta de diferenciação e comunicação no universo digital. E isso nas mais diferentes formas: podcasts, áudios em messengers e em redes sociais, audiobooks, entre outros formatos de disponibilização de conteúdo que caem cada vez mais no gosto dos consumidores, na medida em que permitem acesso fácil nas atividades diárias, nos exercícios físicos, no trânsito.

Mas também devem expandir-se as buscas por voz, que segundo pesquisas já são feitas por pelo menos metade dos usuários brasileiros de smartphones. Isso exige que se considere também os comandos de voz nas estratégias de SEO.

Marketing no WhatsApp

Se já era uma ferramenta usual no dia a dia dos brasileiros, o Whatsapp consolidou-se de vez também como ferramenta de negócios para empresas dos mais diversos portes, das grandes multinacionais a um pequeno estabelecimento de bairro. Afinal, muitas empresas teriam ainda mais dificuldades se durante a pandemia não tivessem disponibilizado um número de Whatsapp para o contato com seus públicos, e até mesmo para vendas.

Divulgada recentemente, a pesquisa Panorama da Mensageria mostrou que ele já está presente na quase totalidade – mais exatamente, em 99% -, dos smartphones brasileiros; e 76% deles usam esse app para comunicar-se com marcas.

Com o Whatsapp Business pode-se ter nessa riquíssima plataforma um canal oficial da marca, e com ele enviar mensagens, fazer pesquisas rápidas, atender ao consumidor.

E recentemente o Whatsapp anunciou uma funcionalidade que permite realizar ali mesmo o pagamento por produtos e serviços. Abre assim a possibilidade para um ciclo totalmente fechado, que começa em um primeiro contato em busca de informações, e pode chegar até à efetivação da venda.

A geolocalização no marketing digital

Também deve ganhar espaço o uso das ferramentas de geolocalização: afinal, pode-se presumir que, saindo de casa apenas para as atividades básicas – ao menos por algum tempo -, as pessoas talvez sintam-se mais atraídas por informações referentes a locais próximos de onde estão. E, no ambiente certamente mais concorrido que certamente se instalará no marketing digital, ganharão força as estratégias de remarketing, que permitem a continuidade do contato com alguém que já demonstrou interesse em um produto ou serviço.

Mas, além de conhecer tendências e identificar movimentações, é preciso ter agora uma certeza: mais nenhum negócio, qualquer que seja seu ramo ou porte, poderá ficar à margem do marketing digital. Várias empresas constataram essa verdade na prática, ao perceber que sem canais digitais durante a pandemia teriam ficado muito mais distantes dos consumidores.

Leia também: Saiba determinar os melhores canais de aquisição de clientes

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