Alguns anos atrás, usávamos com frequência a expressão “entrar na internet”. Hoje em dia, com o acesso às redes muito mais ampliado, estamos sempre conectados. Por isso, em um mundo cada vez mais digital, garantir o sucesso da sua empresa exige que ela seja vista. A diferença entre o sucesso e o anonimato passa por uma sigla bastante conhecida e comentada ultimamente: o SEO.
O Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias voltadas para, como o próprio nome indica, otimizar a sua presença digital em mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.
A implementação correta dessas estratégias pode trazer vantagens bastante competitivas para o seu negócio, por isso, montamos essa matéria para te explicar melhor sobre o assunto, e por que investir nisso pode impulsionar o crescimento da sua empresa.
Aumento da visibilidade online
“Quem não é visto, não é lembrado”. A frase de Patrick Münzfeld, apesar de ter se tornado um clichê, continua mais atual do que nunca. Justamente por isso, uma das principais vantagens (e alvos) do SEO é conseguir um bom posicionamento do seu site nos resultados de busca.
Segundo dados do Backlinko, cerca de 75% dos usuários do Google sequer passam da primeira página do site. Em termos simples, se seu site está na segunda página do Google, para ¾ dos usuários, ele simplesmente não existe. Sem um bom posicionamento, sua marca vai passar despercebida, como lágrimas na chuva.
Utilizando técnicas como a otimização de palavras-chave, por exemplo, ou melhoria da velocidade do seu site, construção de backlinks e outras boas práticas, é possível aumentar consideravelmente a visibilidade do seu negócio, gerando mais tráfego e, consequentemente, mais oportunidades de conversão.
Geração de tráfego orgânico
Diferentemente dos anúncios pagos, o SEO permite atrair mais visitantes para a sua página de maneira orgânica, ou seja, sem precisar investir constantemente em gastos com anúncios. Segundo um estudo da BrightEdge, cerca de 53% do tráfego de um site vem de buscas orgânicas, o que mostra que o potencial do SEO para atrair um público qualificado, sem custos adicionais à longo prazo, é bem grande. Se você construir, eles virão.
Além disso, visitantes vindos de buscas orgânicas tendem a ser mais engajados, já que, geralmente, estão procurando soluções específicas para as necessidades que têm, e isso aumenta bastante as chances de conversão do seu lead.
Melhor experiência do usuário
O SEO não é só sobre palavras-chave, mas também é sobre melhorar a experiência geral do seu site na visão do usuário. O Google considera vários fatores na hora de ranquear a sua página e alguns desses fatores são o tempo de carregamento da página, design responsivo e, claro, a segurança. O próprio Google é quem diz: um site que demora mais de 3 segundos para carregar tem a possibilidade dos visitantes saírem aumentada em 32%.
Não é sobre atingir 88 milhas por hora e viajar no tempo, apenas oferecer uma experiência mais fluida para os visitantes já aumenta bastante a sua retenção, chances de conversão e, claro, de melhorar o seu ranqueamento nos mecanismos de busca.
Credibilidade e autoridade da sua marca
Os usuários tendem a confiar mais em sites que aparecem nas primeiras posições do Google, e não somos nós que estamos dizendo. Em outra análise do Backlinko, foi demonstrado que páginas com mais autoridade tendem a ranquear melhor nos mecanismos de busca.
A construção de uma estratégia de SEO bem estruturada, com uma produção de conteúdo relevante (nada de confiar cegamente no GPT, hein?), além de uma aquisição de backlinks de qualidade, contribui bastante para consolidar a sua marca como referência no seu setor, e na mente do seu consumidor.
Alto retorno sobre investimento (ROI)
Diferentemente de outras estratégias do marketing digital, como as de publicidade paga, o SEO é um investimento de longo prazo que continua gerando resultados mesmo bem depois do investimento inicial. Um estudo do HubSpot mostrou que empresas que investem em SEO tendem a conseguir um ROI maior do que aqueles que outras técnicas trazem.
Talvez possa levar um pouco mais de tempo, é verdade, para que surjam os resultados mais expressivos. Mas uma estratégia bem planejada pode acabar reduzindo a dependência dos anúncios pagos, diminuindo o custo da sua aquisição de novos clientes a longo prazo.
SEO local: atraindo clientes da sua região
Para as empresas que dependem de público local, por exemplo, o SEO local é uma estratégia indispensável. Segundo o Search Engine Journal, 56% dos usuários confiam mais em sites locais do que no Google Meu Negócio. Isso significa que otimizar sua presença online em pesquisas locais pode aumentar consideravelmente as suas chances de atrair os clientes da sua região.
Usar palavras-chave geolocalizadas e obter avaliações positivas (e, sim, pode continuar usando o Google Meu Negócio também, sem problemas) são estratégias fundamentais para fortalecer a sua presença digital.
SEO como um diferencial competitivo
Em mercados bastante competitivos, o SEO pode ser um fator decisivo para se destacar sobre a concorrência. Segundo dados da ABAP, em 2022, o investimento de empresas da américa latina em marketing digital subiu 70% e, dessas, 59% investiram em SEO.
Isso mostra que negócios que negligenciam o SEO como parte da estratégia que usam podem acabar perdendo espaço para concorrentes que têm uma presença online mais sólida. Por isso, implementar boas práticas de SEO pode ser uma vantagem na estratégia para aumentar a competitividade da sua empresa.
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Investir em SEO, portanto, pode transformar o futuro da sua empresa, e a gente não diz isso na teoria, temos como base a nossa própria experiência. As vantagens do SEO vão além do aumento de visitas, é sobre proporcionar uma melhor experiência para o seu usuário, reduzir custos com anúncios e garantir um bom retorno sobre o seu investimento, e nisso a gente tem um conhecimento bem grande.
Com o mercado cada vez mais digital, não é mais questão de ser opção: a otimização nos mecanismos de busca é uma necessidade, pelo menos para quem realmente procura se destacar e crescer.
A Zero11 é uma agência com mais de 30 anos de experiência em publicidade, branding, por isso, desde o comecinho da internet, passou a desenvolver práticas que entregassem sempre o melhor para o que o seu negócio precisa também no marketing digital.
Por isso, que tal marcar uma conversa com a gente e ver como podemos ajudar com as suas estratégias de marketing, digital ou não, e impulsionar o seu SEO para garantir um futuro de sucesso para o seu negócio?
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